A SIC conquistou, em Fevereiro, o primeiro lugar do “ranking” digital da NetAudience, com um “reach” multiplataforma de 3 milhões e 523 mil pessoas.
A estação de Paço de Arcos ultrapassou, assim, a TVI, que foi líder digital nos dois meses anteriores e que, agora, se ficou pelo segundo lugar, com uma audiência de 3 milhões e 512 mil.
Já o “Jornal de Notícias” encerrou o “Top 3”, e recuou dos 3 milhões e 328 mil leitores alcançados no digital em Janeiro, para uma audiência de 3 milhões e 171 mil no último mês.
Além disso, tal como aconteceu em meses anteriores, o “Correio da Manhã” e o “Expresso” voltaram a completar o “top 5” dos títulos portugueses com maior alcance digital.
Na quarta posição, o diário da Cofina viu o seu “reach” multiplataforma recuar dos 3,05 milhões para os 2,7 milhões de visitantes. Seguiu-se, em quinto lugar, o semanário da Impresa, cuja audiência cresceu dos 2,51 milhões, em Janeiro, para os 2,61 milhões.
Entre os títulos económicos, a liderança continuou nas mãos do “Jornal de Negócios”, que, ainda assim, sofreu uma quebra no seu “reach”.
Já no segmento desportivo, o “Record” subiu de 1,74 milhões para 1,78 milhões de leitores, reforçando a sua liderança.
Março 22
Entre as estações de televisão, além da SIC e TVI, que ocupam os dois primeiros lugares no “ranking” geral das plataformas digitais, seguiu-se a RTP, que desceu, em Fevereiro, à 13ª posição (era 10ª em Janeiro).
Entre as rádios, a TSF manteve o estatuto de estação com maior alcance digital em Portugal, apesar de registar uma descida no seu “reach” multiplataforma.
Analisando os resultados por Grupo de “media”, a Global Media assegurou a liderança, apesar de registar um recuo dos 4 milhões e 427 mil leitores, para os 4 milhões e 306 mil.
Embora muitos meios de comunicação social personalizem recomendações de notícias há anos, a introdução da inteligência artificial generativa está a transformar não apenas o conteúdo...
Portugal tem poucas medidas legislativas específicas para combater a desinformação, embora disponha de diversas iniciativas de literacia mediática. Esta é uma das principais conclusões do mais...
Em mais um artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, Carlos Castilho aborda a cobertura de guerras na era digital: “A maioria dos principais jornais,...
Ao avançar com uma greve por tempo indeterminado quatro dias antes das outras empresas públicas de radiodifusão, os sindicatos da Radio France pretendem fazer ouvir a sua oposição não só à...
“A Google está a posicionar-se em todos os níveis da cadeia de valor da televisão conectada. Uma hegemonia que preocupa tanto os canais de televisão como os operadores de telecomunicações”,...
A BBC anunciou o lançamento de um novo serviço pago nos Estados Unidos, com o objectivo de gerar receitas adicionais e ajudar a financiar o seu jornalismo. O serviço oferece acesso ilimitado ao...
A Universidade da Beira Interior (UBI), através do projecto MediaTrust.Lab, entregou ao Governo um documento com 64 propostas de políticas públicas destinadas a fortalecer o jornalismo de...
O número de cidadãos espanhóis que afirmam estar bem informados continua a diminuir. Segundo o mais recente Estudo sobre Audiências dos Meios de Comunicação (II), publicado pelo Centro de...
O Governo Regional dos Açores aprovou uma resolução que fixa os montantes de apoio aos meios de comunicação social privados em 2025, no âmbito do Sistema de Incentivos aos Media Privados (SIM)...