“O Comité Europeu de Normalização (CEN) tem previsto pôr em marcha um processo em que poderão participar todos os actores do sector que apoiem o documento.” 

Segundo Media-tics, que aqui citamos, “o objectivo é que nos próximos 12 a 18 meses sejam estabelecidas normas que sirvam de referência para a auto-regulação dos meios de comunicação e as boas práticas dos que produzem conteúdos jornalísticos”.

“No novo sistema do espaço público, a informação falsa circula mais depressa do que a verdadeira: defender o jornalismo implica reverter esta situação. Para isso, procuramos oferecer vantagens reais àqueles que produzem informação de modo fiável, qualquer que seja o seu estatuto”  - declarou Christophe Deloire, secretário-geral dos RSF

“Concebemos um dispositivo de auto-regulação baseado numa análise global do campo da Informação, que permite vincular aspectos deontológicos a questões económicas. Estamos profundamente convencidos de que a nossa iniciativa vai contribuir para favorecer a integridade no debate público, garantindo um maior pluralismo”  - acrescentou Christophe Deloire. (...)

 

Mais informação em Media-tics  e nos Repórteres sem Fronteiras