Ricardo Costa indigitado director-geral de Informação da Impresa
O mesmo comunicado esclarece a abrangência das funções do novo director-geral de Informação - que começará já a definir “as equipas e redacções pelas quais será responsável, nomeadamente as da área de Televisão (SIC e SIC Notícias), Expresso e seu respetivo núcleo (Exame, Exame Informática, Blitz e Courrier Internacional) e Visão e seu respetivo núcleo (Visão História, Visão Júnior e Jornal de Letras)”.
Este comunicado - que exprime, naturalmente, o projecto de Francisco Pedro Balsemão, novo CEO do Grupo - esclarece outra mudança na estrutura orgânica da Impresa: “Ricardo Costa definirá e organizará, até esta data, as equipas e redacções pelas quais será responsável. As restantes publicações de Imprensa do Grupo, bem como a área dos Programas e canais temáticos da SIC, ficarão agrupadas numa nova Direção Geral de Entretenimento.”
Não é ainda conhecido o nome do director para esta nova área.
Quanto ao perfil de Ricardo Costa para assumir funções tão alargadas, o comunicado exprime a confiança que esta nomeação significa: “Pela forma exemplar como gere e motiva equipas, pela sua intransigência na defesa dos valores que regem a atividade noticiosa da IMPRESA – independência editorial, autonomia e transparência – e pela sua visão estratégica, nomeadamente no que respeita à abordagem ao jornalismo digital, esta nomeação é natural e não ofereceu quaisquer dúvidas.”
O início do próximo mês vai marcar, portanto, o arranque de uma fase em que os vários órgãos do Grupo Impresa se vão articular e funcionar de um modo diferente - como se depreende, aliás, pela vaga de substituições de cargos dirigentes a que se tem assistido.
Não é explícito, até ao momento, quem ocupará o seu lugar como director do Expresso. O pouco que se sabe sobre este assunto é referido pelo Jornal de Negócios, que explicita que Ricardo Costa "vai decidir e organizar as equipas e redacções pelas quais será responsável, incluindo a sua substituição ou não como director do Expresso”.
Ricardo Costa, com 47 anos, trabalha no grupo Impresa desde 1989. Começou na secção de Política do Expresso, foi repórter da SIC a partir de 1992, editor de Política entre 1996 e 2001, Director-Adjunto de Informação desde 2001 e Director da SIC Notícias a partir de 2003. Em Janeiro de 2008, passou a ocupar o cargo de director-geral adjunto da SIC e, em Novembro desse ano, o cargo de director-adjunto do Expresso, tornando-se o seu director em 2010.