A revista cultural multimédia “Interruptor” recebeu uma bolsa de 27 mil euros (33 mil dólares) atribuída pelo fundo Grant For The Web, de acordo com o “site” “Meios e Publicidade” (M&P).
Fundada em Setembro de 2020, a “Interruptor” apresenta-se como uma revista multimédia independente dedicada à cultura, com foco no jornalismo de dados, em “podcasts” e formatos longos. Através desta bolsa, a publicação deverá desenvolver e implementar o padrão “Web Monetization” bem como o protocolo “Interledger”.
“São tecnologias experimentais de monetização de conteúdo ‘online’ que tentam fugir à lógica actual de rastreamento invasivo na navegação ‘web’, enquanto criam modelos de negócio mais amigos dos criadores de conteúdo e melhores do ponto de vista de uma internet justa para todos”, explicou à M&P Rute Correia, directora da “Interruptor”.
“O protocolo ‘Web Monetization’ permite que ‘sites’ consigam gerar receitas através dos seus leitores, sem que seja necessário activar uma subscrição, utilizar plataformas de terceiros ou ter publicidade. Já o protocolo ‘Interledger’ permite microtransacções neste processo, abrindo portas à monetização em tempo real. Tanto o protocolo ‘Interledger’ como o padrão ‘Web Monetization’ são tecnologias abertas. Estão ambas numa fase muito inicial de desenvolvimento, sendo utilizadas, sobretudo, por outros projetos que também receberam fundos do Grant For The Web”, acrescenta a mesma responsável.
Junho 21
Ao longo dos próximos seis meses, a equipa da revista deverá introduzir estas tecnologias na sua plataforma e apostar nos conteúdos jornalísticos.
A revista irá, igualmente, documentar todo o processo, e organizar eventos de partilha e de capacitação de outros “media” para a utilização destas tecnologias.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...