Rainha Isabel II participa em campanha de apoio aos “media”
A Rainha Isabel II publicou uma mensagem de apoio à imprensa britânica, considerando que os “media” de confiança desempenham um papel essencial para a garantia do bem-estar de todos os cidadãos.
Numa carta enviada à News Media Association -- a organização que representa a maioria das publicações naquele país -- a monarca referiu que “a pandemia demonstrou, mais uma vez, a importância do serviço público prestado por todos os ‘media’.
"Os esforços dos ‘media’ para apoiar as comunidades, em todo o Reino Unido, durante a pandemia têm sido inestimáveis -- pode ler-se na missiva --, seja através da angariação de fundos, ou da criação de uma linha de vida para os idosos e outros segmentos vulneráveis”.
A declaração foi emitida no dia do lançamento da campanha “Journalism Matters”, que tem o objectivo de recolher apoios junto dos consumidores de informação e do governo.
Outubro 20
A intervenção da Rainha foi acompanhada por um editorial do presidente da organização, Henry Faure Walker, que considerou, por sua vez, que as empresas de tecnologia não devem enriquecer com as receitas publicitárias, destinadas aos jornais. “ O Google e o Facebook beneficiam, há demasiado tempo, de um passe livre para utilizar o jornalismo nas suas plataformas, obtendo enormes lucros, sem contribuírem para a indústria”, reiterou.
A campanha da News Media Association -- aliada à Casa Real -- procura, assim, encontrar uma solução para a crise dos “media”, que foi agravada pela quebra das receitas de circulação e publicidade, no contexto da pandemia, e que resultou na dispensa de centenas de profissionais do sector mediático.
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