Rainha Isabel II participa em campanha de apoio aos “media”
A Rainha Isabel II publicou uma mensagem de apoio à imprensa britânica, considerando que os “media” de confiança desempenham um papel essencial para a garantia do bem-estar de todos os cidadãos.
Numa carta enviada à News Media Association -- a organização que representa a maioria das publicações naquele país -- a monarca referiu que “a pandemia demonstrou, mais uma vez, a importância do serviço público prestado por todos os ‘media’.
"Os esforços dos ‘media’ para apoiar as comunidades, em todo o Reino Unido, durante a pandemia têm sido inestimáveis -- pode ler-se na missiva --, seja através da angariação de fundos, ou da criação de uma linha de vida para os idosos e outros segmentos vulneráveis”.
A declaração foi emitida no dia do lançamento da campanha “Journalism Matters”, que tem o objectivo de recolher apoios junto dos consumidores de informação e do governo.
Outubro 20
A intervenção da Rainha foi acompanhada por um editorial do presidente da organização, Henry Faure Walker, que considerou, por sua vez, que as empresas de tecnologia não devem enriquecer com as receitas publicitárias, destinadas aos jornais. “ O Google e o Facebook beneficiam, há demasiado tempo, de um passe livre para utilizar o jornalismo nas suas plataformas, obtendo enormes lucros, sem contribuírem para a indústria”, reiterou.
A campanha da News Media Association -- aliada à Casa Real -- procura, assim, encontrar uma solução para a crise dos “media”, que foi agravada pela quebra das receitas de circulação e publicidade, no contexto da pandemia, e que resultou na dispensa de centenas de profissionais do sector mediático.
Embora muitos meios de comunicação social personalizem recomendações de notícias há anos, a introdução da inteligência artificial generativa está a transformar não apenas o conteúdo...
Portugal tem poucas medidas legislativas específicas para combater a desinformação, embora disponha de diversas iniciativas de literacia mediática. Esta é uma das principais conclusões do mais...
Em mais um artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, Carlos Castilho aborda a cobertura de guerras na era digital: “A maioria dos principais jornais,...
Durante os recentes bombardeamentos entre Israel e o Irão, a emissora estatal iraniana foi atingida por um míssil enquanto transmitia em directo. A pivô Sahar Emami, que apresentava a cobertura do...
O desenrolar dos protestos em Los Angeles contra as rusgas federais à imigração deu origem “a uma cobertura noticiosa permanente e a uma série de publicações enganosas nas redes sociais,...
Mais de 200 meios de comunicação e organizações de defesa da liberdade de imprensa juntaram-se à Repórteres sem Fronteiras (RSF) e ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) num apelo...
“Desde 29 de Abril, sinto-me como se estivesse a viver numa história de espionagem”, confessou Ciro Pellegrino, director do gabinete de Nápoles do Fanpage.it, um meio de comunicação digital...
O Comité para Protecção de Jornalistas alerta para o agravamento da atmosfera de “caça às bruxas” contra críticos do governo na Sérvia, denunciada por jornalistas há cerca de um ano,...
A batalha judicial contra o desmantelamento da radiodifusão pública internacional intensifica-se nos Estados Unidos. Segundo o Le Monde, multiplicam-se processos judiciais para contestar o desejo...