Perante a débil situação dos “media”, dezenas de rádios locais e regionais estão a ponderar encerrar as portas, afirmou, em comunicado, a Aric – Associação de Rádio De Inspiração Cristã.
Na mesma nota, a associação alertou para o facto de “cinco meses depois de apresentadas as primeiras medidas de apoio às empresas, devido à covid-19, o dia-a-dia das empresas de comunicação social (...) já passou pelos estágios de emergência, aflição, pânico e está prestes a passar para o estágio de fecho iminente”
A Aric esclareceu, ainda, que elaborou “um conjunto de medidas muito concretas que apresentou ao governo, que, se aceites, suavizariam as dificuldades vividas”, que foi apresentado à secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.
Julho 20
“Porém, até agora nada aconteceu e, assim, as rádios não conseguem continuar”, apontou a associação, argumentando que “o diminuto volume de receitas e o avolumar de custos” irá obrigar a fechar as portas já que “os empresários não conseguem suportar mais o volume crescente de despesas”.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
O estado norte-americano da Califórnia é o primeiro a chegar a acordo com uma gigante tecnológica para a criação de fundos de apoio ao jornalismo local, noticia o The Guardian. No total serão...
A imprensa não existe sem democracia, mas a democracia talvez já não precise da imprensa — tradicional, pelo menos. Este é o ponto de partida de uma recente reflexão de Carlos Castilho no...
À medida que os jornais procuram formas de cativar a atenção dos leitores, os jogos surgem como “receita” que parece resultar. Uma das maiores referências neste campo é o New York Times...
O Governo aprovou a criação de uma Estrutura de Missão para a Comunicação Social, noticiou o Eco. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros de 8 de Agosto e oficializada em Diário da...
Filipe Alves é o novo director do Diário de Notícias (DN) desde o início de Setembro, informa o Meios e Publicidade (M&P). O jornalista, que passou pela Lusa, Diário Económico, Sol e...
O canal TVI Ficção foi substituído pelo V+ TVI, um novo projecto televisivo da Media Capital, dirigido por Hugo Andrade, noticiou o Meios e Publicidade (M&P). O novo canal generalista, que...