Rádio Miúdos, uma ideia inovadora dirigida às crianças
A Web Rádio está disponível na internet para várias plataformas (smart-phone, tablet e computador, smart-watches) e pretende levar às crianças portuguesas e a lusodescendentes que vivem fora de Portugal, a oralidade da língua e a cultura portuguesa.
A Rádio Miúdos funciona exclusivamente online e emite durante 24 horas, Música portuguesa ("não só infantil mas também pop, rock, fado e música tradicional"), música em crioulo e brasileiro ("para chegar aos PALOP"), histórias, contos, passatempos interativos e entrevistas.
"Todas as quartas-feiras temos uma entrevista, com músicos, actores, professores ou outras pessoas que trabalham com crianças. Depois, às sextas-feiras, privilegiamos conversas com os portugueses que estão lá fora", refere ao DN Verónica Milagres, Directora da emissora.
E acrescenta, “muitas pessoas pensam que as crianças já não se interessam por rádio, que preferem os videojogos e as novas tecnologias, mas volta insiste: "Nunca tive esse receio. A rádio não morreu e tem ainda uma magia especial. As crianças percebem isso.”
No site da emissora pode ler-se que “ a Rádio Miúdos não é apenas um portal de Portugal, mas uma ferramenta de ensino, exploração e preservação da nossa cultura e língua, para os emigrantes e para as comunidade lusófonas no Mundo, a fim de não deixarem morrer no esquecimento a cultura, a história e a língua de um País. Uma ferramenta para que as crianças de hoje e os jovens de amanhã não percam a ligação a Portugal, se identifiquem com o nosso País, e se sintam seguros e preparados para, também eles, manterem vivos a nossa cultura e língua e possam, quem sabe, um dia, regressar e investir em Portugal”.
Este projecto ganhou o 3º Prémio do Concurso “Ideias de Origem Portuguesa”, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela COTEC aos melhores projectos de empreendorismo social, para a diáspora Portuguesa.
Os resultados estão à vista: analisando a base de audiências actual, a Rádio Miúdos sabe que já conseguiu chegar "aos cinco continentes". Entrou em países como o Egito ou as Ilhas Caimão. Macau, Alemanha, França, Reino Unido, Dinamarca, Estados Unidos, Brasil e Austrália são outras das regiões onde o projeto online já conquistou ouvintes.
No futuro, o projeto sem fins lucrativos, quer "fazer rádio nos vários pontos da lusofonia, ter crianças a fazer programas ou apresentar workshops em escolas".