O modelo de apoio do Governo ao sector dos “media”, assente na distribuição do pagamento adiantado de publicidade institucional, tem gerado críticas no interior e fora das redacções.
Os critérios de distribuição do pagamento adiantado dos 15 milhões de euros foram falhos em explicações, permitindo fórmulas de cálculo que excluíram algumas publicações.
É esse o caso do “Fumaça”, um reconhecido e premiado projecto de jornalismo, financiado, exclusivamente, por leitores e bolsas, sem publicidade.
Em entrevista ao jornal “Público”, o director do projecto, Pedro Miguel Santos, revelou considerar que o modelo de financiamento publicitário está esgotado e apontou uma lista de alternativas para apoiar o sector, que está a ser aprimorada para ser apresentada ao Ministério da Cultura.Em alternativa ao modelo tradicional, o “Fumaça” propõe modelos de incentivos públicos, semelhantes ao da Direcção-Geral das Artes, financiando projectos específicos e subsídios a longo prazo, para jornalistas ou entidades sem fins lucrativos.
Maio 20
“Se acontece na Cultura, não vejo problema que aconteça no jornalismo, com a premissa de que quem o fizesse, não poderia ter fins lucrativos, como é o caso do Fumaça”, sugeriu.
O director do “Fumaça” ressalvou, ainda, a importância do trabalho realizado pelos “media” regionais e locais, propondo a criação de uma figura jurídica que garanta a aplicação de benefícios fiscais e assegure a estrutura necessária ao funcionamento destes órgãos.
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
“A acelerada multiplicação dos chamados influenciadores digitais reduz cada vez mais o espaço ocupado pelo jornalismo junto do público consumidor de notícias, principalmente entre os jovens...
Para ajudar a identificar estratégias de manipulação de informação, desinformação e notícias falsas, o site do Parlamento Europeu partilhou seis técnicas utilizadas na propagação de...
Num texto publicado na Columbia Journalism Review, Sacha Biazzo, jornalista e videógrafo, dá a conhecer as “réplicas” causadas pelo aumento do preço de papel de jornal canadiano, depois de...
A Impresa, proprietária da SIC e do jornal Expresso, fechou o último ano com um resultado líquido negativo de 66,2 milhões de euros, avançou o jornal Meios & Publicidade. Esta situação...
Os resultados da Media Capital, empresa detentora da TVI e CNN Portugal, traduziram-se em lucros de 9,3 milhões de euros em 2024, num aumento de 9 milhões de euros face a 2023. Os rendimentos...
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...