Segundo um texto do diário espanhol El Mundo -  “actualmente, as mensagens de e-mail estão cheias de conteúdos que nos obrigam a abandonar o aplicativo de correio e a abrir o navegador da Web, para confirmar a nossa presença num evento, marcar um hotel ou fazer uma reserva num restaurante, por exemplo; e nos próximos meses isso deixará de ser necessário”. (...)  Parecendo algo positivo, isto pode ser um "presente envenenado".

“A ideia já está a ser testada por algumas empresas nas suas plataformas, como o Booking ou o Pinterest. A decisão da Google de trazer a AMP para o Gmail deve-se a uma lógica de mercado. Hoje em dia a empresa perde o rasto do utilizador assim que este sai do e-mail. Com o AMP, toda a actividade fica registada.” (...) 

Segundo o comentário de El Mundo, “a AMP é, teoricamente, uma proposta de código aberto, mas na verdade é controlada pela Google, um projecto de modernizar os fundamentos da Rede, para os adaptar, não às necessidades dos utentes, mas às da própria empresa”. 

“Isto é problemático na Web. Desde o seu anúncio inicial, a AMP criou tensões entre as empresas editoras  - às quais a ferramenta era originalmente dirigida -  e a Google, pelo grau de controlo que exerce sobre o ecossistema.” (...) 

“Quando se activa o link de uma oferta para uma reserva de hotel, o que finalmente reservamos depende só do que suceda no servidor Web da Booking, ou da Hotel.com [ou outra fornecedora]. Se tiverem um código de Google Analytics ou algum acordo com a Google, podem adivinhar parte das nossas acções, mas não com o mesmo nível de pormenor. Mas com a AMP no correio, toda a actividade se desenrola debaixo da mirada atenta da Google.” (...) 

“O Gmail tem uma enorme quota de mercado, com mais de 1.000 milhões de utilizadores activos em todo o mundo, e o seu peso é tão significativo quanto a quantidade de serviços que dependem de uma confirmação na conta de e-mail para reenvio de senhas, por exemplo. Uma mudança na forma como o Gmail funciona pode, na verdade, desestabilizar toda a infraestrutura de e-mail mundial.”

 

 

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