Os jornalistas inexperientes na área da investigação são, contudo, a prioridade do projecto. Estes repórteres serão acompanhados de perto para que, no futuro, consigam produzir as histórias de forma autónoma. 

Os editores são remunerados  através da fundação que apoia a iniciativa, ficando esses “media” isentos desse encargo.


"A ideia é tentar capacitar os profissionais e reforçar os seus meios, num momento em que é tão difícil ser jornalista”, disse Ciotta, editora da EdSource, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à cobertura da educação na Califórnia.

Doug Haddix, membro do conselho consultivo do IEC considera que projecto ajudará a preencher lacunas nas vertentes editorial e da gestão de projecto. "Muitos desses cargos foram eliminados ou combinados com outros ao longo dos anos, e a maioria dos  repórteres não têm experiência para colmatar determinadas falhas, particularmente, em redacções mais pequenas”.

O IEC faz parte de uma lista de projectos visando reconstruir os relatórios de investigação, na qual também se incluem as iniciativas ProPublica's Local Reporting Network, Center for Investigative Reporting's Reveal Local Labs, e Report For America.