Prémio Estação Imagem distingue fotojornalista português

A reportagem premiada tinha começado nas vésperas do Mundial de Futebol e prolongou-se até aos Jogos Olímpicos de 2016.
“Acompanhei o Mundial, mas não fotografei jogos nenhuns, só o que estava a acontecer na cidade, os desalojamentos, a violência urbana que foi aumentando, a famosa ‘pacificação’ de alguns lugares”, explica o fotógrafo João Pina. Um cenário que, agravado por “um terramoto económico e político, mergulhou a cidade numa crise gigantesca: os polícias não são pagos, os professores não são pagos, e o estádio do Maracanã, onde se investiram 500 milhões de dólares, está abandonado”.
Segundo o Público, que aqui citamos, “João Pina já tinha sido premiado na edição inaugural do prémio Estação Imagem, em 2010, mas na categoria Vida Quotidiana, com o conjunto de imagens Gangland, que mostravam a violência na área metropolitana do Rio de Janeiro, uma reportagem geográfica e tematicamente próxima da que agora lhe valeu o prémio principal”.
Muito contente” por ter ganho este prémio no seu país, onde já não vive há década e meia, o fotógrafo diz ter “uma estima muito particular pelo Estação Imagem, destaca o seu “respeitadíssimo júri internacional” e elogia os outros premiados deste ano, cujos trabalhos, diz, “têm todos uma força muito grande”.
“Para escolher estes vencedores, o júri teve de apreciar 270 reportagens fotográficas e 110 trabalhos candidatos à Fotografia do Ano, além de 13 candidaturas à bolsa Estação Imagem, concedida este ano a Leonel de Castro para desenvolver o projecto Braços Minhotos no Horizonte Marítimo, que se propõe documentar a extinção de frotas, o abate de barcos ou a morte de estaleiros na costa minhota, terra de navegantes.”
Além de Francis Kohn, director de fotografia da Agência France-Presse, o júri deste ano incluiu Bénédicte Kurzen, fotojornalista da agência internacional de fotografia Noor, sedeada em Amsterdão, Tyler Hicks, premiadíssimo fotojornalista do New York Times, e Andrei Polikanov, director visual da revista online Takie Dela.
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