Portugueses mudam de hábitos no consumo de notícias
Nos últimos anos, a partilha de conteúdos noticiosos tem vindo a crescer, pelo que, neste momento, quase 600 mil portugueses consomem informação através do “WhatsApp”, segundo um relatório da Netsonda.
“De acordo com este estudo, 89% dos utilizadores de internet em Portugal utilizam a aplicação ‘WhatsApp’ e 10% recebem e leem jornais ou revistas através desta plataforma”, explica a Netsonda.
O relatório indica, ainda, que o “WhatsApp” potencializa o alcance dos jornais e revistas em Portugal.
“Apesar de, no papel, os jornais apresentarem globalmente um decréscimo ao longo do tempo (dados da APCT), os mesmos permanecem muito procurados e relevantes no universo do ‘WhatsApp’, plataforma que potencializa até 6,5 vezes o alcance dos jornais e revistas em Portugal quando comparados com os números das versões impressas”, pode ler-se no estudo.
No caso dos diários generalistas, considerando a tiragem média dos títulos e as leituras dos mesmos via WhatsApp, o estudo conclui que o crescimento através da partilha e leitura nesta plataforma chega aos 394%, alcançando uma audiência de 797.444 leitores.
Do lado das revistas, é no segmento automóvel que se regista o maior efeito das partilhas. “Estima-se que as revistas de motores cresçam 550%, relativamente ao número de impressões médias mensais da mesma”, refere o estudo.Para a Visapress e para os “publishers” portugueses, que têm chamado a atenção para os prejuízos no sector da imprensa, estes números representam uma ameaça.
Abril 22
Contudo, o relatório da Netsonda sugere que “o desenvolvimento e optimização do processo de acesso e leitura 'online' de jornais e revistas poderá potencializar a receita destes meios de comunicação”.
Para a realização deste estudo foi considerada uma amostra de 470 entrevistas, em formato “online”, a indivíduos com mais de 18 anos.
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