Portugueses acreditam mais na imprensa do que nas redes sociais
Portugal é o país onde mais se acredita nas notícias. Contudo, o mesmo não se verifica quanto à informação que circula “online”, já que o nível de confiança depositado neste conteúdo é reduzido.
Segundo Digital News Report Portugal 2020 , da Reuters, Portugal é um dos países que mais se preocupa com a legitimidade dos conteúdos na Internet, com três quartos dos cidadãos a manifestarem-se apreensivos com a informação que encontram em plataformas digitais.
“Portugal destacou-se, em 2019, como o segundo país cujos cidadãos mais se preocupam com a legitimidade de conteúdos digitais. Se este dado levantou algumas questões quanto à real consolidação dessa preocupação, os dados de 2020 confirmam de forma inequívoca esse aspecto, com 76% (mais um ponto percentual) a revelar preocupação com a legitimidade de conteúdos digitais”, pode ler-se no documento.
“Uma vez mais, Portugal surge em segundo lugar atrás do Brasil (88%) e a par do Quénia (76%)”.
Junho 20
Mais de um terço (34,5%) dos portugueses manifestou maior preocupação “com a desinformação no Facebook do que em ‘apps’ de mensagens como o WhatsApp (31,1%), sendo que 40,4% dos portugueses se dizem preocupados com desinformação proveniente de redes sociais, em geral”.
Do lado oposto, surgiram a Holanda (32%), a Eslováquia (35%), a Alemanha e a Dinarmarca (ambas com 37%), num quadro comparativo em que a média é de 56% preocupada com a desinformação num total de 40 países.
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
Cada nova geração levanta desafios àqueles que têm de tomar decisões nos jornais, “e a Geração Z não é certamente excepção”, diz um artigo do Better News, um projecto do American Press...
O acesso aos conteúdos de podcast do New York Times (NYT) através do Spotify ou do Apple Podcasts passará a estar condicionado ao pagamento de uma assinatura, noticia o Axios. A alteração, que...
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, apresentou, no passado dia 8 de Outubro, o Plano de Acção para a Comunicação Social, numa sessão integrada na conferência “O Futuro dos...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”....