O Spotify poderá anunciar, nos próximos meses, a comercialização de pacotes de subscrição de “podcasts”, anunciou o analista de “media” Andrew Wallenstein através das redes sociais.
De acordo com os dados revelados por Wallenstein, estão a ser estudados dois modelos de assinatura, que variam entre os três e os oito dólares, e que suprimiriam os conteúdos publicitários.
Contudo, Joshua Benton, do “Nieman Lab”, considera que este modelo poderá ser mal recebido pelos utilizadores da plataforma.
O Spotify foi pioneiro nos modelos de subscrição para o consumo de música. Porém,há muito que esta indústria se estabeleceu como um negócio. O mercado estava, assim, preparado para este tipo de iniciativa.
O mesmo não acontece com os “podcasts”, que sempre foram gratuitos. Perante esta realidade, Joshua Benton reitera que de forma a ser bem sucedido, o Spotify teria que, em primeira instância, construir uma base sólida de fãs.
Isto porque, o HBO, por exemplo, só conseguiu estabelecer-se enquanto um serviço de “streaming”, quando os seus conteúdos se tornaram indispensáveis na vida de alguns telespectadores. A título de exemplo, entre 2011 e 2019, muitos cidadãos subscreveram este serviço, de forma a serem os primeiros a ver o mais recente episódio de “Game of Thrones”.
Novembro 20
Assim, os “podcasts” do serviço de subscrição do Spotify teriam de ser considerados programas de alta qualidade.
Além disso, outras empresas, como a Luminary, falharam na criação de modelos de subscrição de “podcasts”, ao conquistarem, no prazo de um ano, apenas 80 mil assinantes.
É verdade que o Spotify tem alguns pontos a seu favor, já que mais de 100 milhões de ouvintes pagam pelos seus serviços, mas Benton alerta que o sucesso desta nova iniciativa não deve ser tomado como um dado adquirido.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Numa conversa com o Nieman Reports, Lina Chawaf, fundadora e directora da Radio Rozana, uma estação de rádio independente da Síria, partilhou as suas esperanças e preocupações para o futuro...
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou um relatório com o resumo dos dados mais relevantes relativos aos ataques aos jornalistas em 2024 em todo o mundo, incluindo profissionais...
No final de Novembro, o Governo de Israel aprovou uma medida no sentido de interromper as ligações com o jornal Haaretz, bem como o pagamento de publicidade institucional e de assinaturas naquela...
Algumas organizações de imprensa europeias apontaram o dedo à Google por excluir temporariamente, dos seus motores de pesquisa, os conteúdos noticiosos de alguns media da União Europeia, noticia...
Foi recentemente aprovado, em Espanha, um decreto-lei que introduz algumas mudanças à composição do conselho de administração da RTVE, serviço público de televisão e rádio do país. Entre...
Jornalistas da Al Jazeera que se encontram a cobrir o conflito em Gaza manifestaram-se contra o atraso no pagamento de despesas de trabalho por parte da estação de televisão, noticia o site...