“Podcasts” alavancam crescimento financeiro do Spotify
Durante os primeiros meses de confinamento, o “Spotify” registou um crescimento acentuado no número de ouvintes de “podcasts”, bem como no número de subscritores.
Perante este cenário, a empresa acredita que a estratégia comercial utilizada nos “podcasts” tem sido um factor determinante para o seu sucesso.
“Estamos confiantes de que o consumo de “podcasts” tem sido um factor acelerador no crescimento das receitas”, disse Daniel Ek, criador e director-executivo do Spotify, numa carta enviada aos accionistas. “Estamos convictos de que existe uma relação causal entre o aumento do número de ouvintes destes programas, e o aumento do nível de retenção de subscritores”.
Em apenas um ano, o Spotify triplicou a oferta dos “podcasts”, passando de 700 mil, no final de 2019, para 2.2 milhões, nos últimos meses de 2020.
Esta oferta inclui algumas produções de grande sucesso, como o “podcast” de Michelle Obama ou o programa dos duques de Sussex.
Com isto, as receitas de publicidade relacionadas com os “podcasts” cresceram mais de 100% em relação ao ano anterior, com um aumento de 50% no número de anunciantes em comparação com o terceiro trimestre.
Fevereiro 21
Ainda assim, a principal fonte de rendimento da plataforma continua a ser as subscrições.
O Spotify espera, agora, alcançar o patamar dos 427 milhões de utilizadores activos mensais e 184 milhões de assinantes pagos.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...