“Podcasts” alavancam crescimento financeiro do Spotify
Durante os primeiros meses de confinamento, o “Spotify” registou um crescimento acentuado no número de ouvintes de “podcasts”, bem como no número de subscritores.
Perante este cenário, a empresa acredita que a estratégia comercial utilizada nos “podcasts” tem sido um factor determinante para o seu sucesso.
“Estamos confiantes de que o consumo de “podcasts” tem sido um factor acelerador no crescimento das receitas”, disse Daniel Ek, criador e director-executivo do Spotify, numa carta enviada aos accionistas. “Estamos convictos de que existe uma relação causal entre o aumento do número de ouvintes destes programas, e o aumento do nível de retenção de subscritores”.
Em apenas um ano, o Spotify triplicou a oferta dos “podcasts”, passando de 700 mil, no final de 2019, para 2.2 milhões, nos últimos meses de 2020.
Esta oferta inclui algumas produções de grande sucesso, como o “podcast” de Michelle Obama ou o programa dos duques de Sussex.
Com isto, as receitas de publicidade relacionadas com os “podcasts” cresceram mais de 100% em relação ao ano anterior, com um aumento de 50% no número de anunciantes em comparação com o terceiro trimestre.
Fevereiro 21
Ainda assim, a principal fonte de rendimento da plataforma continua a ser as subscrições.
O Spotify espera, agora, alcançar o patamar dos 427 milhões de utilizadores activos mensais e 184 milhões de assinantes pagos.
Um estudo publicado na Journalism & Mass Communication Quarterly analisou o declínio dos jornais locais nos EUA entre 2004 e 2018 e identificou cinco factores que determinam quais as cidades que...
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Instituto Internacional de Imprensa (IPI) renovou o seu apelo à comunidade internacional para que seja reforçado o apoio e a protecção...
Mais de 200 meios de comunicação e organizações de defesa da liberdade de imprensa juntaram-se à Repórteres sem Fronteiras (RSF) e ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) num apelo...
O jornalista Jan Martínez Ahrens foi nomeado director do jornal El País no dia 6 de Junho, sucedendo a Pepa Bueno, após uma votação consultiva aprovada por quase 70% da redacção e ratificada...
A direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera “inaceitável” a exigência de visualização prévia das imagens captadas por fotojornalistas durante o concerto de Andrea Bocelli,...
Matt Taylor, do Financial Times, sentiu-se incomodado com a quantidade de notificações push que recebia da aplicação BBC News, mas em vez de as desactivar, decidiu fazer uma experiência....
Um artigo do Reuters Institute explora como as novas plataformas de comunicação social estão a conseguir atrair o público jovem, algo que os meios tradicionais têm tentado fazer há vários...
“A sobrevivência do jornalismo está directamente relacionada com a forma como as pessoas valorizam a notícia”, começa por escrever Carlos Castilho, no seu mais recente texto para o...
O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) apelou à Comissão Europeia para que mobilize os Estados-Membros a fim de garantir financiamento e vontade política na defesa da liberdade de...