“Podcasts” alavancam crescimento financeiro do Spotify
Durante os primeiros meses de confinamento, o “Spotify” registou um crescimento acentuado no número de ouvintes de “podcasts”, bem como no número de subscritores.
Perante este cenário, a empresa acredita que a estratégia comercial utilizada nos “podcasts” tem sido um factor determinante para o seu sucesso.
“Estamos confiantes de que o consumo de “podcasts” tem sido um factor acelerador no crescimento das receitas”, disse Daniel Ek, criador e director-executivo do Spotify, numa carta enviada aos accionistas. “Estamos convictos de que existe uma relação causal entre o aumento do número de ouvintes destes programas, e o aumento do nível de retenção de subscritores”.
Em apenas um ano, o Spotify triplicou a oferta dos “podcasts”, passando de 700 mil, no final de 2019, para 2.2 milhões, nos últimos meses de 2020.
Esta oferta inclui algumas produções de grande sucesso, como o “podcast” de Michelle Obama ou o programa dos duques de Sussex.
Com isto, as receitas de publicidade relacionadas com os “podcasts” cresceram mais de 100% em relação ao ano anterior, com um aumento de 50% no número de anunciantes em comparação com o terceiro trimestre.
Fevereiro 21
Ainda assim, a principal fonte de rendimento da plataforma continua a ser as subscrições.
O Spotify espera, agora, alcançar o patamar dos 427 milhões de utilizadores activos mensais e 184 milhões de assinantes pagos.
A jornalista brasileira Talita Rosa tem vindo a desenvolver uma estratégia de literacia mediática voltada para idosos, utilizando o WhatsApp como principal ferramenta de...
Num novo artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, Carlos Castilho chama a atenção para o crescente número de notícias e reportagens que abordam...
Os principais responsáveis dos grupos de comunicação social em Portugal alertaram para uma nova crise iminente no sector dos media, motivada pela inteligência artificial...
O Grupo Impresa confirmou as notícias que davam conta de negociações com o Grupo MediaForEurope (MFE), controlado pela família Berlusconi, para venda de até 33% do...
Lançada em Janeiro de 2020, a Will surgiu como uma nova plataforma de jornalismo digital italiana, alcançando sucesso durante a pandemia, quando o consumo de notícias nas redes...
A União Europeia recebeu um apelo de mais de uma centena de organizações da sociedade civil europeia para assegurar um investimento robusto, estratégico e de longo prazo em...
O Centro Europeu de Jornalismo lançou o primeiro mapa europeu dedicado ao jornalismo ao vivo, uma prática emergente que transforma reportagens em experiências partilhadas com o público....
Num novo texto para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalista e investigador Carlos Castilho analisa a transformação pela qual passa o...