Nos últimos anos, os “podcasts” têm vindo a tornar-se populares entre os mais jovens, gerando oportunidades de emprego e de inovação.
Contudo, quando este formato arrancou, os criadores de conteúdos tinham dificuldade em encontrar um agregador que lhes fornecesse dados sobre os seus ouvintes.
Foi a pensar nestes profissionais que os engenheiros de som Maxime Piquette e Charles de Potter criaram, em 2018, a plataforma francesa Ausha.
Actualmente, a Ausha aloja cerca de 2.700 “podcasts”, de todas as temáticas, e totaliza três milhões de ouvintes mensais.
A plataforma é, particularmente, apelativa, porque fornece uma boa análise demográfica. "Os dados são um elemento crucial para os ‘podcasters’. A ideia é dar-lhes uma imagem global, em termos de idade e sexo, por exemplo, para que possam saber com quem estão a falar e criar uma melhor ligação", afirmou Piquette, em entrevista ao “Le Figaro”.
Julho 20
A popularidade da plataforma intensificou-se com o confinamento da população francesa: a audiência média aumentou 27%, e a dos “podcasts” juvenis cresceu em 350%.
Graças a uma campanha de angariação de fundos, concluída em Março, a Ausha vai , agora, lançar-se no mercado internacional.
A empresa, sediada em Tourcoing, vai abrir uma sucursal em Paris, com o objectivo de começar a "mordiscar o bolo americano".
Graças a estas características, a Ausha tornou-se a única empresa francesa de “podcasting” a ser certificada pela Alliance pour les Chiffres de la Presse et des Médias (ACPM), uma garantia de fiabilidade.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O Parlamento francês aprovou, no passado dia 20 de Novembro, a manutenção do actual mecanismo de financiamento dos serviços audiovisuais públicos do país, que corria o risco de passar a...
A partir de 6 de Janeiro, o jornalista Ricardo Costa passará a ser administrador do Grupo Impresa. Bernardo Ferrão será o novo director de informação da SIC e director da SIC Notícias, noticia...
A Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) manifestou a sua preocupação com o atraso do lançamento dos resultados dos concursos ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social e...
Perante as ameaças crescentes à profissão, um grupo de jornalistas de Coimbra fundou recentemente a Propress — Associação Portuguesa de Jornalistas, noticia o Observador, citando a Lusa. Com o...
A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou, no passado dia 21 de Novembro, uma alteração ao Programa Regional de Apoios à Comunicação Social Privada, para actualizar os valores dos apoios, que...
O governo regional dos Açores apresentou, no passado dia 19 de Novembro, o Plano de Acção para os Media Açorianos, visando o apoio aos órgãos privados, publicidade institucional e formações,...