Nos últimos anos, os “podcasts” têm vindo a tornar-se populares entre os mais jovens, gerando oportunidades de emprego e de inovação.
Contudo, quando este formato arrancou, os criadores de conteúdos tinham dificuldade em encontrar um agregador que lhes fornecesse dados sobre os seus ouvintes.
Foi a pensar nestes profissionais que os engenheiros de som Maxime Piquette e Charles de Potter criaram, em 2018, a plataforma francesa Ausha.
Actualmente, a Ausha aloja cerca de 2.700 “podcasts”, de todas as temáticas, e totaliza três milhões de ouvintes mensais.
A plataforma é, particularmente, apelativa, porque fornece uma boa análise demográfica. "Os dados são um elemento crucial para os ‘podcasters’. A ideia é dar-lhes uma imagem global, em termos de idade e sexo, por exemplo, para que possam saber com quem estão a falar e criar uma melhor ligação", afirmou Piquette, em entrevista ao “Le Figaro”.
Julho 20
A popularidade da plataforma intensificou-se com o confinamento da população francesa: a audiência média aumentou 27%, e a dos “podcasts” juvenis cresceu em 350%.
Graças a uma campanha de angariação de fundos, concluída em Março, a Ausha vai , agora, lançar-se no mercado internacional.
A empresa, sediada em Tourcoing, vai abrir uma sucursal em Paris, com o objectivo de começar a "mordiscar o bolo americano".
Graças a estas características, a Ausha tornou-se a única empresa francesa de “podcasting” a ser certificada pela Alliance pour les Chiffres de la Presse et des Médias (ACPM), uma garantia de fiabilidade.
A imagem de uma criança palestiniana, que perdeu os braços quando fugia de um ataque israelita na faixa de Gaza, foi a fotografia vencedora do World Press Photo deste ano. A imagem foi registada...
O Columbia Journalism Review publicou um artigo que dá a conhecer a realidade vivida em Myanmar depois do sismo que atingiu o país. O terramoto foi a primeira grande catástrofe natural desde que a...
A Press Gazette publicou um artigo que dá a conhecer a RocaNews, uma start-up americana de notícias fundada em 2020 por três empreendedores na casa dos 20 anos. O objectivo é provar que o...
Quando a USAID começou a ser desmantelada, os estudantes jornalistas do The Arkansas Traveler perceberam que os impactos não eram apenas internacionais — afectavam também o noroeste do Arkansas....
“A indústria dos jornais impressos está em agonia terminal. Isto já não é um segredo entre os economistas, publicitários e até entre alguns jornalistas, mas o grande público ainda não se...
O Le Monde noticiou que, no dia 8 de Abril, um juiz federal dos Estados Unidos, Trevor McFadden, ordenou que a Casa Branca restabelecesse o acesso da Associated Press (AP), depois de a agência de...
Os membros eleitos do Conselho de Redacção (CR) do jornal Público apresentaram a demissão, criticando a Direcção Editorial (DE) e “apontando atropelos aos mais elementares e essenciais...
Os directores da NPR e da PBS foram recentemente questionados no Congresso, num momento em que era discutida uma proposta de corte no financiamento federal às emissoras públicas. Um inquérito do...
A directora da BBC News, Deborah Turness, anunciou mudanças na forma de trabalho da sua equipa para combater a “tendência crescente de evitar as notícias”. Num artigo do jornal The Guardian é...