Parceria na Alemanha facilita produção de “podcasts”
Nos últimos anos, os “podcasts” passaram a ser uma das principais apostas dos Grupos de “media”, já que vão ao encontro dos novos hábitos de consumo informativo de grande parte dos cidadãos.
Esta estratégia já se revelou benéfica para alguns dos principais títulos mundiais, como o “New York Times”, chegando a um grande número de ouvintes, e ajudando a compensar a quebra das receitas de circulação.
Contudo, o novo modelo de negócio não está acessível a todos os jornais, já que os pequenos títulos nem sempre dispõem do material ou dos recursos humanos necessários para produzir este tipo de conteúdo.
Por isso mesmo, um grupo de jornais locais alemães -- agrupados através do Serviço de Marketing Online (OMS) -- estabeleceu uma parceria com a agência de assessoria de imprensa DPA, como forma de assegurar que cada vez mais títulos conseguem acompanhar as tendências do mercado.
Através desta parceria, os jornais têm acesso a uma sequência áudio de 10 minutos com notícias diárias de âmbito nacional, à qual os títulos locais podem acrescentar os próprios conteúdos, apelando a uma audiência comunitária.
Além disso, todo o apoio técnico é assegurado pela OMS, já que a maioria das pequenas redacções não tem colaboradores especializados em novas tecnologias.
Setembro 21
Este projecto tem permitido aos jornais regionais oferecer um produto gratuito à sua audiência, o que ajuda a estabelecer uma relação mais próxima com o público, e a conquistar novos subscritores dos serviços informativos pagos.
O tribunal de Paris ordenou o bloqueio do site News.DayFr, acusado de plagiar artigos de cerca de 40 meios de comunicação franceses e de os reproduzir com o auxílio de inteligência artificial...
O Reuters Institute apresenta num artigo a ideia de que a confiança nas notícias continua em declínio. De acordo com o Digital News Report mais recente, apenas 40% das pessoas inquiridas em 47...
Carlos Castilho, no seu mais recente artigo para o Observatório de Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, analisa o uso crescente do “grotesco em matéria de manipulação de informações com fins...
Na terceira edição da cimeira Sir Harry Summit, em Londres, os directores executivos da CNN, BBC News e The Economist reuniram-se para debater a forma como os meios de comunicação tradicionais...
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) publicou o estudo “Crianças e Jovens nos Media em 2023 e 2024”, que analisa a intervenção do regulador sobre a protecção de menores...
Após a detenção de duas jornalistas do jornal online All About Macau, o Gabinete de Comunicação Social do Governo de Macau justificou à Agência Lusa a exclusão da imprensa online e de...
O jornalista José Rodrigues dos Santos, um dos mais conhecidos pivots da informação televisiva, foi excluído da noite eleitoral da RTP, sendo substituído pelos jornalistas Carlos Daniel, Ana...
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...