Parceria na Alemanha facilita produção de “podcasts”
Nos últimos anos, os “podcasts” passaram a ser uma das principais apostas dos Grupos de “media”, já que vão ao encontro dos novos hábitos de consumo informativo de grande parte dos cidadãos.
Esta estratégia já se revelou benéfica para alguns dos principais títulos mundiais, como o “New York Times”, chegando a um grande número de ouvintes, e ajudando a compensar a quebra das receitas de circulação.
Contudo, o novo modelo de negócio não está acessível a todos os jornais, já que os pequenos títulos nem sempre dispõem do material ou dos recursos humanos necessários para produzir este tipo de conteúdo.
Por isso mesmo, um grupo de jornais locais alemães -- agrupados através do Serviço de Marketing Online (OMS) -- estabeleceu uma parceria com a agência de assessoria de imprensa DPA, como forma de assegurar que cada vez mais títulos conseguem acompanhar as tendências do mercado.
Através desta parceria, os jornais têm acesso a uma sequência áudio de 10 minutos com notícias diárias de âmbito nacional, à qual os títulos locais podem acrescentar os próprios conteúdos, apelando a uma audiência comunitária.
Além disso, todo o apoio técnico é assegurado pela OMS, já que a maioria das pequenas redacções não tem colaboradores especializados em novas tecnologias.
Setembro 21
Este projecto tem permitido aos jornais regionais oferecer um produto gratuito à sua audiência, o que ajuda a estabelecer uma relação mais próxima com o público, e a conquistar novos subscritores dos serviços informativos pagos.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Existem terabytes de dados pirateados sobre empresas e instituições governamentais disponíveis para jornalistas, que grupos sem fins lucrativos de confiança já obtiveram e seleccionaram para...
No jornalismo, as más notícias vendem e num artigo publicado no Niemanlab, Michael J. Socolow explora a ligação entre as notícias negativas e lucratividade na indústria jornalística,...
A Sports Illustrated eliminou artigos da Internet depois de um relatório ter afirmado que eram gerados por inteligência artificial e publicados com nomes de autor falsos. A editora de tecnologia...
A Rússia vai manter o jornalista americano Evan Gershkovich sob custódia por mais dois meses enquanto aguarda julgamento por espionagem, decidiu um tribunal de Moscovo, aumentando as preocupações...
O jornalista belga Wilson Fache foi galardoado com o 85.º Prémio Albert Londres. Esta é a primeira vez que um belga vence na categoria de imprensa escrita, nos 90 anos de história do prémio....
À medida que a guerra Israel-Hamas se desenrola, os jornalistas devem estar preparados para relatar de forma ética e exacta os seus desenvolvimentos e é por isso que Emma Manring compilou, num...