Em Janeiro, a Fox News despediu Chris Stirewalt, o jornalista que transmitiu, na noite eleitoral dos EUA, a projecção de que Joe Biden iria vencer no Estado do Arizona.
Após algumas semanas de silêncio, o profissional optou por comentar o sucedido num artigo publicado do “LA Times”, onde explicou o seu ponto de vista, e esclareceu a sua opinião sobre o actual estado dos “media” nos EUA.
Naquele artigo de opinião, Stirewalt começou por afirmar que, enquanto jornalista, o seu principal objectivo é servir a audiência. Assim, orgulha-se de ter sido o primeiro a anunciar a vitória de Joe Biden no Estado do Arizona.
Contudo, de acordo com aquele profissional, hoje em dia, ser o primeiro a dar uma notícia pode ser uma desvantagem.
Isto porque, segundo indicou Stirewalt, os canais noticiosos regem-se de acordo com os interesses dos seus consumidores, e com aquilo que estes pretendem ver e ouvir.
Os noticiários dedicam-se, agora, a reafirmar crenças e valores.
Assim, torna-se mais importante satisfazer estas necessidades, e corresponder a pontos de vista, do que relatar factos.
Janeiro 21
Por isso, Stirewalt diz ter-se transformado num alvo a abater, ao ter anunciado vitória do candidato democrata, num canal televisivo que, por norma, satisfaz os desejos do eleitorado republicano.
Stirewalt espera, agora, que os cidadãos comecem a recuperar alguma humildade, de forma a aceitarem os factos, em vez de se revoltarem perante algo que não os satisfaz -- como aconteceu com a invasão do Capitólio, no início de Janeiro.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...