Um relatório recente revelou que existe falta de diversidade entre os apresentadores dos noticiários da televisão australiana.
A amostra foi baseada na programação de duas semanas e incluiu cerca de vinte e cinco mil itens e cento e três programas, incluindo notícias do café da manhã, do início da noite, do horário nobre, da madrugada, do fim de semana e notícias e programas de actualidades.
Gavin Fang, representante dos indígenas, diversidade e inclusão da ABC, e a rede Channel Seven argumentaram que esta metodologia constitui uma amostra demasiado pequena para tirar conclusões definitivas, uma vez que os media australianos vão muito além da televisão.
Adicionalmente, a Channel Seven mostrou alguns dos esforços que têm vindo a ser feito para recrutar “profissionais de diversas origens em todas as áreas do negócio”.
No entanto, Dimitria Groutsis, professora associada e líder do projecto, reforçou que a metodologia não deve ser posta em questão, uma vez que esta se manteve a mesma, em comparação com o ano passado, que não obteve críticas. Acrescentou, também, que, no geral, “os resultados são robustos e válidos” e que, “dessa perspectiva, essa fragmento metodológico é o mais próximo e válido possível”.
Os resultados do relatório demonstraram que houve um aumento na representação indígena desde 2020, subindo de 1.2% para 5.4%.
Porém, em relação aos cargos de liderança, a diversidade cultural diminuiu, verificando-se que apenas uma rede tem profissionais de origens indígenas, anglo-célticas, europeias e não europeias.
Novembro 22
Mariam Veiszadeh, chefe executiva do Media Diversity Australia (MDA), admitiu que as descobertas do relatório não eram surpreendentes, embora reconheça alguns dos progressos realizados. Esta argumentou, igualmente, que várias empresas dos media têm vindo a introduzir “funções de diversidade, equidade e inclusão” e que este relatório não se trata do fim, mas, sim, do início de uma jornada.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Numa conversa com o Nieman Reports, Lina Chawaf, fundadora e directora da Radio Rozana, uma estação de rádio independente da Síria, partilhou as suas esperanças e preocupações para o futuro...
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou um relatório com o resumo dos dados mais relevantes relativos aos ataques aos jornalistas em 2024 em todo o mundo, incluindo profissionais...
No final de Novembro, o Governo de Israel aprovou uma medida no sentido de interromper as ligações com o jornal Haaretz, bem como o pagamento de publicidade institucional e de assinaturas naquela...
Algumas organizações de imprensa europeias apontaram o dedo à Google por excluir temporariamente, dos seus motores de pesquisa, os conteúdos noticiosos de alguns media da União Europeia, noticia...
Foi recentemente aprovado, em Espanha, um decreto-lei que introduz algumas mudanças à composição do conselho de administração da RTVE, serviço público de televisão e rádio do país. Entre...
Jornalistas da Al Jazeera que se encontram a cobrir o conflito em Gaza manifestaram-se contra o atraso no pagamento de despesas de trabalho por parte da estação de televisão, noticia o site...