O negócio das “fake news” está a tornar-se lucrativo em Portugal, alertou o jornalista Paulo Pena, em entrevista ao “site” de jornalismo independente “Fumaça”.
De acordo com o também fundador do Investigate Europe -- uma cooperativa europeia de jornalismo de investigação -- existem, de momento, cerca de 40 “sites” portugueses de desinformação, que subsistem graças a plataformas como a Google ou o Facebook, que pagam receitas publicitárias sobre o conteúdo produzido.
Este “duopólio mundial com milhares de milhões de clientes” não só contribui para o crescimento das “fake news” como é imune à responsabilidade de as publicar, alertou.
Isto porque, ao contrário de um “media” registado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), as redes sociais e plataformas “online” não têm de “prestar contas” por difundirem mentiras ou não respeitarem a Lei da Imprensa ou o Código Deontológico de Jornalistas.
Outubro 20
A título de exemplo, em 2018, começou a circular uma das mais conhecidas “fake news” portuguesa; uma imagem manipulada onde se alegava que Catarina Martins, deputada do Bloco de Esquerda, usaria um relógio suíço avaliado em 20,9 milhões de euros.
A publicação foi denunciada por vários “media” e rapidamente negada pelo gabinete de imprensa do BE. Porém, o responsável pela publicação não foi multado, o dono do “website” em questão não foi investigado judicialmente, e a plataforma continua activa.
Perante este cenário, Paulo Pena considera que o governo deve tomar medidas. “O que faz sentido é que as redes sociais sejam controladas por mecanismos democráticos (…) Devem ter, pelo menos, as regras que os órgãos de comunicação social têm.”
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...
O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....
Um artigo do Columbia Journalism Review explora como a imprensa está a lidar com o ambiente político e social nos Estados Unidos, especialmente depois do regresso de Donald Trump enquanto...
O Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2025 dos Repórteres sem Fronteiras (RSF) alerta para uma crise sem precedentes na economia da informação, que ameaça a independência editorial e o...
O relatório de 2025 da organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) classifica pela primeira vez a situação global da liberdade de imprensa como “difícil”, um nível abaixo do...
A Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) anunciou que as rádios locais vão boicotar a campanha para as eleições legislativas de 18 de Maio, em protesto contra a exclusão dos tempos de...
O Le Monde avança que alguns jornalistas freelancer que trabalham com a Agence France-Presse (AFP) criticam publicamente as condições laborais na empresa, apontando o uso de “contratos de...
Recentemente, o director da revista Le Point, Etiene Gernelle, revelou um “projecto de reorganização” que inclui a eliminação de 32 cargos permanentes e 26 cargos de freelancers...