Observatório da Imprensa do Brasil comemora vinte anos
O Observatório da Imprensa – segundo a ficha de apresentação no respectivo site - é uma iniciativa do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (www.projor.org.br) e projecto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É um veículo jornalístico focado na crítica dos media, com presença regular na internet desde Abril de 1996.
Nascido como site na web, em Maio de 1998, o Observatório da Imprensa ganhou uma versão televisiva, produzida pela TVE do Rio de Janeiro e TV Cultura de São Paulo, e transmitida semanalmente pela Rede Pública de Televisão.
Em Maio de 2005, o Observatório da Imprensa chegou à rádio, com um programa diário transmitido pela rádio Cultura FM de São Paulo, além de manter presença regular noutras rádios nacionais.
O Observatório é uma estrutura “não-governamental, não-corporativa e não-partidária que pretende acompanhar, junto com outras organizações da sociedade civil, o desempenho dos media brasileiros”.
É convicção do Observatório da Imprensa que, “os meios de comunicação de massa são maioritariamente produzidos por empresas privadas, cujas decisões atendem legitimamente aos desígnios de seus accionistas ou representantes. Mas o produto jornalístico é, inquestionavelmente, um serviço público, com garantias e privilégios específicos, previstos em vários artigos da Constituição, o que pressupõe imperiosas contrapartidas em matéria de deveres e responsabilidades sociais.”
A ideia do media-watching - recorda-se - surgiu nos Estados Unidos, agregando-se às experiências anteriores do provedores dos leitores e do media-criticism, como forma de sensibilizar a comunidade e os profissionais dos media para a complexidade da função jornalística na sociedade moderna.
Existem, pelo menos, duas grandes organizações similares, cada uma com uma óptica política própria: a FAIR (Fairness & Accuracy in Reporting), fundada em 1986, com o propósito de fiscalizar a intromissão do poder económico e político na imprensa que edita a revista bimestral, Extra!
O seu contraponto no campo conservador é a Accuracy in Media, mais inclinada para apontar as infiltrações e distorções liberais na grande imprensa americana. Embora concorrentes, completam-se, constituindo um sólido aparelho crítico, pluralista e democrático.
Entretanto, em França, foi fundado, em Setembro de 1995, o Observatoire de la Presse, integrado no Centre de Formation et de Perfectionnement des Journalistes (CFPJ). A experiência brasileira segue o modelo francês combinando duas entidades, uma formadora (o Labjor/Projor) e outra cívica.
Com este enquadramento e estes pressupostos, referenciados no site, o Observatório da Imprensa adquiriu, nestas duas décadas de actividade, uma assinalável notoriedade, que Alberto Dines continua a protagonizar como um dos rostos do projecto.
Pode ler aqui o seu texto de apresentação dos eventos comemorativos da efeméride do Observatório da Imprensa.