“Observador” em teletrabalho interage com leitores
Os jornais portugueses estão a reorganizar-se, de forma a continuar a prestar serviço público, sem nunca descuidar a saúde e a segurança dos seus colaboradores, em época de coronavírus.
O jornal “Observador” não é excepção. José Manuel Fernandes, “publisher” deste “media” digital garantiu, num editorial, que a redacção se está a adaptar a estes tempos extraordinários, através de medidas extraordinárias.
Fernandes assegurou que toda a equipa está empenhada em estabelecer um “compromisso especial” com os leitores, mesmo trabalhando por via remota.
Assim, toda a cobertura informativa sobre o surto é totalmente gratuita. As principais preocupações dos jornalistas passam, segundo Fernandes, por “informar sem perda de tempo, ao minuto, mas sem precipitação e com a garantia de que preferimos atrasar uma notícia não confirmada a dar uma notícia errada”.
Março 20
Além disso, o “Observador” comprometeu-se a “dar conta de como mudou e continua a mudar a vida dos cidadãos” e a ter em atenção as questões levantadas pelos leitores.
“Combater a informação falsa”, e “explicar as decisões dos poderes mas também escrutiná-los” são outros dos compromissos do “Observador” para com a comunidade.
O “publisher” do jornal garantiu, ainda, que todo o trabalho informativo está a ser feito “com grande entusiasmo” e, auto-imposta, exigência.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”....
A CNN Internacional vai implementar um modelo de assinaturas para acesso aos conteúdos do seu site, anunciou o New York Times (NYT), de acordo com informação obtida junto de diferentes fontes....
A publicação Dinheiro Vivo deixou de ser um título autónomo e voltou a integrar o Diário de Notícias (DN), noticia a Lusa, citada pelo Jornal de Negócios. A mudança ocorreu a dia 1 de...
O empresário Marco Galinha, deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Global Media, mas mantém-se como accionista do Grupo, noticia o Eco. No comunicado do anúncio, pode...
É frequente ouvirmos falar de como o jornalismo é uma profissão muito exigente, com longos períodos de trabalho e em que por vezes é preciso acompanhar histórias emocionalmente pesadas. Nesse...
A relação do público com a informação está a mudar, e parte da alteração do comportamento tem que ver com o consumo de notícias através de plataformas digitais. Ao mesmo tempo, “as redes...