Nos termos de uma notícia da Meios & Publicidade, que consultou ambas as empresas, o Sapo decidiu deixar o Netscope pelo facto de este estudo “ter vindo, de forma cada vez mais acentuada, a dar uma imagem que, na perspectiva de um agregador, não é representativa da totalidade do mercado digital em Portugal”.

Segundo o Sapo, os seus novos projectos “não se coadunam com os impactos que uma visão menos representativa deste mercado tem no investimento em marketing digital, traduzidos na recente desaceleração do mesmo”. 

A Marktest, por seu lado, explica que “o ranking Netscope vai aumentar o seu enfoque na medição do tráfego dos sites de media. (...)  A ideia é ampliar o âmbito dos painéis actuais e avançar para a divulgação de mais métricas que permitam, por exemplo, dar o devido destaque à componente mobile e à interacção com os sites e a publicidade online”. 

“A Marktest tem soluções técnicas para todas estas áreas e tem procurado, proactivamente, que sejam lançadas. Esta evolução é fruto, simultaneamente, das parcerias que a Marktest mantém com reconhecidas empresas internacionais e com o desenvolvimento interno de metodologias e ferramentas. É exemplo disto o Netpanel, para o qual a Marktest acabou de desenvolver um novo meter, que permite uma ampliação da amostra e do universo em estudo. Por tudo isto, acreditamos que temos a melhor medição de media em Portugal”, explica Helena Barbas, directora de estudos de meios da Marktest.

 

 

Mais informação na M&P