O jornal “Monde” voltou a responder às questões dos seus leitores, através de um “chat” criado para estabelecer contacto entre a redacção e os consumidores da publicação.
Na terceira edição desta iniciativa, que decorreu na primeira terça-feira de Junho, o vice-director do Departamento de Relação com os Leitores, Gilles van Kote, respondeu a questões sobre a cobertura jornalística do conflito israelo-árabe, sobre o custo de assinatura dos jornais impressos e, ainda, sobre o preço do café no interior da redacção...
Kote começou por responder a questões sobre a linha editorial utilizada na cobertura noticiosa do conflito israelo-árabe, na sequência de um leitor ter acusado o jornal de “favorecer o Hamas” em “todos os artigos”.
Aquele responsável começou por recordar que as opiniões tendem a divergir de leitor para leitor. Para Kote, isto acontece porque os jornalistas do “Monde” estão a realizar as suas funções da “forma mais honesta possível”, e porque cada cidadão procura que o jornal enalteça o seu próprio ponto de vista.
O mesmo responsável respondeu, igualmente, a uma questão sobre o custo de assinatura dos jornais impressos, que foi classificado como “muito caro” por um dos leitores.
De acordo com Kote, isto acontece “porque o custo de impressão e de distribuição” tem vindo a aumentar, devido à quebra de circulação de exemplares em papel.
Junho 21
Por outro lado, Kote recordou que o “Monde” está a actualizar a sua aplicação móvel, para que todos os leitores tenham acesso à publicação onde quer que estejam.
Aquele responsável ressalvou, contudo, que esta actualização tem tido alguns imprevistos, que têm vindo a afectar a experiência dos utilizadores nos últimos meses.
Por fim, Kote respondeu a uma questão sobre o custo do café na redacção, aproveitando para salientar o compromisso ecológico do jornal: um café fica a 30 cêntimos para quem levar a sua própria chávena, e a 40 cêntimos para quem quiser o copo descartável...
Embora muitos meios de comunicação social personalizem recomendações de notícias há anos, a introdução da inteligência artificial generativa está a transformar não apenas o conteúdo...
Portugal tem poucas medidas legislativas específicas para combater a desinformação, embora disponha de diversas iniciativas de literacia mediática. Esta é uma das principais conclusões do mais...
Em mais um artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, Carlos Castilho aborda a cobertura de guerras na era digital: “A maioria dos principais jornais,...
Ao avançar com uma greve por tempo indeterminado quatro dias antes das outras empresas públicas de radiodifusão, os sindicatos da Radio France pretendem fazer ouvir a sua oposição não só à...
“A Google está a posicionar-se em todos os níveis da cadeia de valor da televisão conectada. Uma hegemonia que preocupa tanto os canais de televisão como os operadores de telecomunicações”,...
A BBC anunciou o lançamento de um novo serviço pago nos Estados Unidos, com o objectivo de gerar receitas adicionais e ajudar a financiar o seu jornalismo. O serviço oferece acesso ilimitado ao...
A Universidade da Beira Interior (UBI), através do projecto MediaTrust.Lab, entregou ao Governo um documento com 64 propostas de políticas públicas destinadas a fortalecer o jornalismo de...
O número de cidadãos espanhóis que afirmam estar bem informados continua a diminuir. Segundo o mais recente Estudo sobre Audiências dos Meios de Comunicação (II), publicado pelo Centro de...
O Governo Regional dos Açores aprovou uma resolução que fixa os montantes de apoio aos meios de comunicação social privados em 2025, no âmbito do Sistema de Incentivos aos Media Privados (SIM)...