O Jornal da Região alarga edições à Amadora

Este é o exemplo de uma boa ideia, na indústria das publicações regulares, que já teve melhores dias e foi também fustigada pela crise da publicidade nos meios de comunicação. O título Jornal da Região refere-se ao espaço da grande Lisboa, onde foi o primeiro título gratuito português, fundado pelo grupo Impresa, de Francisco Pinto Balsemão, em Maio de 1996.
Dificuldades várias levaram à falência da empresa que era sua proprietária a partir de 2006 mas, depois de adquirido, em Junho de 2014, pela Monde Visionnaire – Comunicação Social S.A., empresa do grupo Metal, fez o seu regresso à distribuição em Outubro do mesmo ano, começando pelos concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras, com a promessa de se alargar aos da Amadora, Loures e Odivelas - promessa que começa agora a ser cumprida. Estão igualmente previstos, a seguir, os concelhos da margem Sul, a começar pelo de Almada.
Mantém-se o princípio seguido desde o seu relançamento há um ano e meio, conforme explicou na altura o seu director, Paulo Parracho. As diferentes edições têm cerca de 50% de conteúdos comuns, sendo que os temas mais locais são distintos entre elas, acrescentando a aposta na Internet, nas redes sociais e na vertente de “jornalismo do cidadão”, através da página “Repórter JR”.
Mesmo na fase em que a edição em papel esteve suspensa, “a edição online registou grande crescimento, com mais de 250 mil visitas registadas desde Janeiro de 2014”.
Pode aceder aqui ao Jornal da Região.