O prémio de melhor jornal do ano na categoria de diário de expansão nacional foi atribuído ao De Morgen, de Bruxelas; o de melhor jornal regional ao Ara, de Barcelona; e o de melhor jornal local ao Kvinnheringen, de Husnes, na Noruega.

 

Segundo notícia do Expresso, os prémios foram entregues durante o congresso anual dos “European Newspaper Awards”, em Viena, terminando precisamente com o caso de estudo do Expresso, apresentado pelo director de arte Marco Grieco e pelo director Pedro Santos Guerreiro.



Este concurso anual é organizado, desde 1999, pelo designer gráfico de jornais Norbert Kupper, de Meerbush, Alemanha, que colabora com três revistas de jornalismo de língua alemã, Medium Magazin, de Frankfurt, Der Osterreichische Journalist, de Salzburg, e Schweizer Journalist, de Oberuzwil  - respectivamente da Alemanha, Áustria e Suíça.

 

A informação do site desta edição descreve, a partir da pág. 7, as principais tendências verificadas no jornalismo actual, sendo as primeiras o grande aumento de propostas de jornalismo online, os novos modos de narrativa multimédia experimentados (com o exemplo do “Snow Fall”, do New York Times, a encontrar seguidores na Europa), e mais jornais a entrarem no terreno dos filmes ou cartoons.

 

 

Mais informação no Expresso e no site dos "European Newspaper Awards"