Numa entrevista recente, Drew Wintemberg, presidente da Time Inc Retail, continua a acreditar no poder do impresso na era digital e considera “minas de ouro” as chamadas SIP (Publicações de Interesse Especial). Menciona as muitas empresas que estão a editá-las, nos EUA, e não acha que se trata de moda passageira.  

São citadas revistas como The Royal Wedding, Magnolia Journal ou People. “É possível que a Time Inc e as marcas herdadas da Meredith tenham no próximo ano cerca de 320 lançamentos”  - diz ainda Wintemberg.  

“Também penso que as revistas de ‘Interesse Especial’ são um produto de quiosque. Não se adquirem por assinatura.” (…)

Miguel Ormaetxea cita depois os números da evolução do mercado de revistas na última década, em Espanha, recordando que este segmento perdeu mais de um terço dos seus leitores, caindo dos 20 para os 13 milhões. No entanto, “a leitura de revistas em formato digital continua a crescer de modo sustentado, e os leitores duplicaram nesta década”, embora o investimento publicitário captado pelas revistas no ano de 2017 se tenha centrado esmagadoramente (91%) sobre as revistas em papel, e só 9% nas digitais.  

“As revistas continuam a procurar outras fontes de receita, para além da publicidade e da venda por exemplar. Alguns títulos procuram o apoio de parceiros, dando maior protagonismo àqueles que contribuem para o meio, seja com encontros, participação directa ou qualquer outra forma de interacção.”  

“Outros títulos procuram converter-se em clube de notícias, um fórum privado em que os sócios possam obter informação sobre os temas que lhes interessam. Este modelo revela-se útil para meios de nicho.” (…)  

Estes media de nicho também se convertem em candidatos adequados para vender peças de conteúdos a terceiros. El Español tem realizado este tipo de transacção com El Androide Libre.  

“Outros media licenciam a sua marca. Por exemplo, a National Geographic vende toda a espécie de produtos relacionados com viagens e aventura, além de livros. E a Monocle tem lojas que vendem produtos que se ajustam à sua filosofia.” (…)  


O artigo citado, na íntegra, em Media-tics