O “crowdfunding” como alternativa para financiar jornalismo de qualidade
Há uma nova tendência para socorrer os jornais em dificuldades.
Trata-se do crowdfunding, um recurso no sentido de assegurar aos leitores um jornalismo de qualidade, com independência, capaz de denunciar situações de opressão e de abuso de governos corruptos.
O crowdfunding, ou financiamento participativo, aumentou significativamente nos últimos anos, conforme revela o site da APM – Asociacíon de la Prensa de Madrid, que cita exemplos recentes de êxitos nesta modalidade, como são os casos do diário holandês De Correspondent e do jornal digital El Español, propriedade de Pedro J.Ramirez.
Para além destas experiências europeias bem sucedidas, é na América Latina que o crowdfunding tem adquirido mais visibilidade.
Novembro 16
Isso mesmo é relado pelo Centro Knight para el Periodismo en las Américas que recolheu uma opinião muito favorável junto de vários meios latino-americanos, que conseguiram concretizar projectos jornalísticos de qualidade, graças a micro-financiamentos da sua comunidade de leitores.
Um dos pioneiros deste modelo é o nativo digital da Colômbia, La Silla Vacía, que organiza campanhas de crowdfunding anuais desde há um lustro.
Recorde-se a propósito que, também, o Observatório de Imprensa do Brasil, a comemorar 20 anos de actividade, recorreu ao crowdfunding como alternativa a constrangimentos financeiros.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
O estado norte-americano da Califórnia é o primeiro a chegar a acordo com uma gigante tecnológica para a criação de fundos de apoio ao jornalismo local, noticia o The Guardian. No total serão...
A imprensa não existe sem democracia, mas a democracia talvez já não precise da imprensa — tradicional, pelo menos. Este é o ponto de partida de uma recente reflexão de Carlos Castilho no...
À medida que os jornais procuram formas de cativar a atenção dos leitores, os jogos surgem como “receita” que parece resultar. Uma das maiores referências neste campo é o New York Times...
O Governo aprovou a criação de uma Estrutura de Missão para a Comunicação Social, noticiou o Eco. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros de 8 de Agosto e oficializada em Diário da...
Filipe Alves é o novo director do Diário de Notícias (DN) desde o início de Setembro, informa o Meios e Publicidade (M&P). O jornalista, que passou pela Lusa, Diário Económico, Sol e...
O canal TVI Ficção foi substituído pelo V+ TVI, um novo projecto televisivo da Media Capital, dirigido por Hugo Andrade, noticiou o Meios e Publicidade (M&P). O novo canal generalista, que...