“NYT” aposta em novos modelos noticiosos para informar internautas
Algumas publicações norte-americanas estão a investir em novos formatos noticiosos, com o objectivo de informar os utilizadores das redes sociais de forma atractiva e simplificada, apontou Hanna Tameez num artigo publicado no “site” do “Nieman Lab”.
No “New York Times”, por exemplo, a equipa de conteúdos tem vindo a testar apresentações de “slide”, para explicar fenómenos complexos como a pandemia de covid-19, e os movimentos civis nos EUA.
“Sempre que existe uma história importante e complexa, é boa ideia apostar em conteúdos diferenciados”, afirmou Jake Grovum, editor de plataformas no “NYT”, em entrevista para o “Nieman Lab”. “Numa publicação bem conseguida, são introduzidos três ou quatro gráficos explicativos num único ‘post’”.
“Acrescentar elementos visuais ajuda-nos a explicar as notícias e as histórias que queremos partilhar”, afirmou Grovum.
Além disso, graças a esta aposta, o “NYT” tem conseguido alcançar uma audiência variada, o que facilita, consequentemente, a desmistificação de notícias falsas ou de “teorias da conspiração”.
A título de exemplo, um “slide” do “NYT” sobre vacinação teve mais de oito mil partilhas e 25 mil “gostos”, o que sinaliza que os utilizadores da internet estão interessados em consumir conteúdos fidedignos, e em partilhá-los com o seu círculo de amigos.
Julho 21
Grovum considera, igualmente, que esta aposta tem ajudado o jornal a estabelecer uma relação mais próxima com os leitores, e a perceber aquilo que os utilizadores da internet querem consumir.
“Este tipo de publicação dá algum trabalho, mas tem as suas vantagens, já que nos ajuda a perceber a nossa audiência”, disse.
Agora, a publicação nova-iorquina está a tentar melhorar a acessibilidade dos conteúdos nas redes sociais, para que estes possam ser consumidos por cidadãos com deficiências visuais.
O tribunal de Paris ordenou o bloqueio do site News.DayFr, acusado de plagiar artigos de cerca de 40 meios de comunicação franceses e de os reproduzir com o auxílio de inteligência artificial...
O Reuters Institute apresenta num artigo a ideia de que a confiança nas notícias continua em declínio. De acordo com o Digital News Report mais recente, apenas 40% das pessoas inquiridas em 47...
Carlos Castilho, no seu mais recente artigo para o Observatório de Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, analisa o uso crescente do “grotesco em matéria de manipulação de informações com fins...
Na terceira edição da cimeira Sir Harry Summit, em Londres, os directores executivos da CNN, BBC News e The Economist reuniram-se para debater a forma como os meios de comunicação tradicionais...
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) publicou o estudo “Crianças e Jovens nos Media em 2023 e 2024”, que analisa a intervenção do regulador sobre a protecção de menores...
Após a detenção de duas jornalistas do jornal online All About Macau, o Gabinete de Comunicação Social do Governo de Macau justificou à Agência Lusa a exclusão da imprensa online e de...
O jornalista José Rodrigues dos Santos, um dos mais conhecidos pivots da informação televisiva, foi excluído da noite eleitoral da RTP, sendo substituído pelos jornalistas Carlos Daniel, Ana...
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...