Os “media” portugueses foram reforçados com um novo projecto de jornalismo comunitário digital: “A Mensagem de Lisboa”.
Esta nova iniciativa, concebida por Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes (ex-directora executiva e ex-director do ‘Diário de Notícias’), tem como objectivo reforçar a aposta no jornalismo local, que tem vindo a desaparecer, um pouco por todo o mundo.
Assim, “A Mensagem de Lisboa” propõe-se contar histórias sobre a capital portuguesa, reforçar o sentido de pertença dos cidadãos, incentivar a participação dos lisboetas e introduzir novos modelos de negócio.
“É um projecto de jornalismo feito para, e com, os lisboetas. E são todos: os que se interessam pela cidade, ou a têm no coração”, considerou Catarina Carvalho no primeiro editorial do “site”.
Nesta primeira fase, a “Mensagem de Lisboa” vai manter as editorias de “Bairros”, “Reportagens” e “História”. Os conteúdos serão apresentados em formato multiplataforma, com destaque para as “newsletters” e “podcasts”.
De momento, a equipa é composta por sete jornalistas a que se juntam vários colaboradores. Existe um conselho editorial que integra nomes como António Quaresma, o modelo Armando Cabral, o jornalista Paulo Pena ou o geógrafo João Seixas.
A “Mensagem de Lisboa” , que começou a ser concebida na Primavera de 2020, tem uma redacção na Baixa, mas a sede do título localiza-se no café A Brasileira.
Fevereiro 21
Segundo indicou Catarina Carvalho, aquele espaço serviu como ponto de encontro para as primeiras reuniões do projecto -- que começou a ser concebido na Primavera de 2020 -- e serviu, mesmo, de inspiração para algumas temáticas.
Aliás, A Brasileira é um dos accionistas da empresa responsável pela “Mensagem de Lisboa”.
“Daqui saíram ideias que dariam para anos de reportagens – desde as figueiras, herança árabe, ao fado malandro da mouraria, as cidades sem carros, as bicicletas e como as estatísticas nos ajudam a melhorar a vida urbana”, disse. “Acresce que foi muito nos cafés que o mundo se tornou moderno, nas discussões acesas pela cafeína. Sobretudo na Europa, sobretudo depois do século XIX”.
No âmbito do modelo de negócio, a editora está, agora, em negociações com o Sapo para que assuma a área comercial digital. Além disso, parte das receitas será proveniente das contribuições da comunidade de leitores.
“O nosso modelo de negócio não é o de venda de notícias. É o modelo de negócio de pertença, é um ‘membership project’, com vantagens de se pertencer à comunidade. Ser membro da comunidade permite ter acesso às reuniões e aos debates que vamos organizar e fazer parte das entrevistas com pessoas que lhes interessem”, enumerou Catarina Carvalho.
Integrar a comunidade terá um custo de seis euros por mês.
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...
A directora executiva da BBC News, Deborah Turness, afirma que o alcance da empresa tem estado a “desafiar a gravidade” e que, por isso, a tecnologia deve ser usada para “apoiar e acelerar o...
O Relatório sobre a Liberdade de Imprensa na Europa 2024: Confronting Political Pressure, Disinformation and the Erosion of Media Independence, que promove a protecção do jornalismo e a segurança...
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, quatro medidas para a comunicação social. O Plano Nacional para a Literacia Mediática e o Plano Nacional para a Segurança dos Jornalistas foram...
O novo contrato de concessão da RTP, ao qual o +M/ECO teve acesso, “autoriza a administração da RTP a proceder ao lançamento e ao encerramento de serviços de programas televisivos e...
Os colaboradores do jornal Le Parisien cumpriram uma greve de 24 horas para manifestar a sua oposição ao plano de reorganização apresentado pela direcção do título em Fevereiro, que prevê uma...
Jornais regionais e nacionais do Reino Unido exibiram a mesma capa e destaque nos seus sites para apoiar a campanha “Make it Fair”, noticia a Associação Portuguesa de Imprensa. A iniciativa...
Mencionado no website da PressGazette, um inquérito realizado pela Association of Online Publishers (AOP) revelou as principais estratégias dos editores digitais do Reino Unido para este ano. ...
“É uma altura difícil para se ser um estudante de jornalismo”, começam por dizer Jacob Nelson e Nicole Cohen num artigo publicado pelo Nieman Lab. E acrescentam: “Aqueles que entram no...