Os “media” portugueses contam, agora, com uma nova revista digital dedicada à cidade de Lisboa, com foco nas temáticas de mobilidade e sustentabilidade -- “Lisboa para Pessoas”.
Este título, fundado por Mário Rui André, está dividido nas secções Mobilidade (a pé, de bicicleta e de transportes), Vida (com vários guias temáticos, como corredores verdes ou agricultura), Novidades (notícias sobre mobilidade e sustentabilidade), Especiais (dedicado a artigos mais longos) e Biblioteca (estudos, estatísticas e dados abertos).
Em declarações para a “Meios e Publicidade”, Mário Rui André explicou que “o ‘Lisboa Para Pessoas’ surgiu com o intuito de juntar, no mesmo sítio, informação útil para quem quer andar de bicicleta, de transportes ou a pé em Lisboa.
“A informação está muito dispersa. Pegando nos transportes, por exemplo, temos o Portal Viva onde está informação sobre os cartões e títulos combinados, temos o ‘site’ da Área Metropolitana de Lisboa onde encontramos informação sobre os passes Navegante, depois há os sites de cada operador… Porque não está tudo junto?”.
Segundo afirmou o fundador da revista, as fontes de receita da “Lisboa para Pessoas” assentam em três áreas: contribuições mensais ou únicas dos leitores, as vendas da loja com “merchandising” da revista e a publicidade digital.
Março 21
“O conteúdo continuará aberto e acessível, e quem o considerar de valor pode deixar o seu donativo. Também temos uma loja que está a estrear-se com sacos de pano e autocolantes para ajudar a financiar o projecto. Estamos a testar publicidade, a ver se resulta. É um projecto sem fins lucrativos, isto é, que procura receitas, mas não lucros. Agora, não quer dizer que não surjam novas oportunidades de financiamento no futuro, através de parcerias e de conteúdos específicos”, descreveu.
O projecto nasce em parceria com o E-goi e a Swonkie, que garantem o envio de “newsletters” e a gestão das redes sociais, a par da colaboração de entidades como a MUBi – Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.
O Lisboa para Pessoas colabora, igualmente, com o novo jornal “Mensagem de Lisboa” para a produção de conteúdos sobre mobilidade.
A jornalista brasileira Talita Rosa tem vindo a desenvolver uma estratégia de literacia mediática voltada para idosos, utilizando o WhatsApp como principal ferramenta de...
Num novo artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, Carlos Castilho chama a atenção para o crescente número de notícias e reportagens que abordam...
Os principais responsáveis dos grupos de comunicação social em Portugal alertaram para uma nova crise iminente no sector dos media, motivada pela inteligência artificial...
O Grupo Impresa confirmou as notícias que davam conta de negociações com o Grupo MediaForEurope (MFE), controlado pela família Berlusconi, para venda de até 33% do...
Lançada em Janeiro de 2020, a Will surgiu como uma nova plataforma de jornalismo digital italiana, alcançando sucesso durante a pandemia, quando o consumo de notícias nas redes...
A União Europeia recebeu um apelo de mais de uma centena de organizações da sociedade civil europeia para assegurar um investimento robusto, estratégico e de longo prazo em...
O Centro Europeu de Jornalismo lançou o primeiro mapa europeu dedicado ao jornalismo ao vivo, uma prática emergente que transforma reportagens em experiências partilhadas com o público....
Num novo texto para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalista e investigador Carlos Castilho analisa a transformação pela qual passa o...