Os “media” portugueses contam, agora, com uma nova revista digital dedicada à cidade de Lisboa, com foco nas temáticas de mobilidade e sustentabilidade -- “Lisboa para Pessoas”.
Este título, fundado por Mário Rui André, está dividido nas secções Mobilidade (a pé, de bicicleta e de transportes), Vida (com vários guias temáticos, como corredores verdes ou agricultura), Novidades (notícias sobre mobilidade e sustentabilidade), Especiais (dedicado a artigos mais longos) e Biblioteca (estudos, estatísticas e dados abertos).
Em declarações para a “Meios e Publicidade”, Mário Rui André explicou que “o ‘Lisboa Para Pessoas’ surgiu com o intuito de juntar, no mesmo sítio, informação útil para quem quer andar de bicicleta, de transportes ou a pé em Lisboa.
“A informação está muito dispersa. Pegando nos transportes, por exemplo, temos o Portal Viva onde está informação sobre os cartões e títulos combinados, temos o ‘site’ da Área Metropolitana de Lisboa onde encontramos informação sobre os passes Navegante, depois há os sites de cada operador… Porque não está tudo junto?”.
Segundo afirmou o fundador da revista, as fontes de receita da “Lisboa para Pessoas” assentam em três áreas: contribuições mensais ou únicas dos leitores, as vendas da loja com “merchandising” da revista e a publicidade digital.
Março 21
“O conteúdo continuará aberto e acessível, e quem o considerar de valor pode deixar o seu donativo. Também temos uma loja que está a estrear-se com sacos de pano e autocolantes para ajudar a financiar o projecto. Estamos a testar publicidade, a ver se resulta. É um projecto sem fins lucrativos, isto é, que procura receitas, mas não lucros. Agora, não quer dizer que não surjam novas oportunidades de financiamento no futuro, através de parcerias e de conteúdos específicos”, descreveu.
O projecto nasce em parceria com o E-goi e a Swonkie, que garantem o envio de “newsletters” e a gestão das redes sociais, a par da colaboração de entidades como a MUBi – Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.
O Lisboa para Pessoas colabora, igualmente, com o novo jornal “Mensagem de Lisboa” para a produção de conteúdos sobre mobilidade.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...