Perante o sucesso dos novos formatos de áudio, as rádios têm apostado na criação de conteúdos para as redes sociais, com o objectivo de partilharem os seus programas com um público mais alargado.
Neste contexto, o New York Public Radio desenvolveu um gerador de audiogramas, partilhando-o enquanto ferramenta de código aberto, que pode ser utilizada e modificada por outras estações de rádio.
Esta inovação, explicou o “Laboratorio de Periodismo”, permite que os gestores das redes sociais seleccionem um determinado trecho de programas radiofónicos ou “podcasts”, divulgando-o nas plataformas “online”.
Este trecho surge em formato de vídeo, com uma animação em forma de onda do “clipe”, indicando que os utilizadores poderão ouvir um trecho do áudio.
A versão desenvolvida pela New York Public Radio permite, ainda, que os jornalistas escolham entre diferentes planos de fundo, e que adicionem um título a cada animação.
Entretanto, a BBC adoptou esta ferramenta, modificando-a para que as equipas das redes sociais tenham maior liberdade criativa no “layout” da partilha de áudio.
Março 22
O operador público britânico acrescentou, ainda, uma versão do Kaldi, um mecanismo de conversão de fala em texto, que transcreve, automaticamente, os arquivos. Depois, através de um editor de texto, os jornalistas e os produtores podem rever as transcrições, antes de as adicionarem aos “posts” nas redes sociais.
Desta forma, a BBC tem conseguido melhorar a acessibilidade dos seus conteúdos áudio, atraindo maiores audiências.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”....
A CNN Internacional vai implementar um modelo de assinaturas para acesso aos conteúdos do seu site, anunciou o New York Times (NYT), de acordo com informação obtida junto de diferentes fontes....
A publicação Dinheiro Vivo deixou de ser um título autónomo e voltou a integrar o Diário de Notícias (DN), noticia a Lusa, citada pelo Jornal de Negócios. A mudança ocorreu a dia 1 de...
O empresário Marco Galinha, deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Global Media, mas mantém-se como accionista do Grupo, noticia o Eco. No comunicado do anúncio, pode...
É frequente ouvirmos falar de como o jornalismo é uma profissão muito exigente, com longos períodos de trabalho e em que por vezes é preciso acompanhar histórias emocionalmente pesadas. Nesse...
A relação do público com a informação está a mudar, e parte da alteração do comportamento tem que ver com o consumo de notícias através de plataformas digitais. Ao mesmo tempo, “as redes...