Perante o sucesso dos novos formatos de áudio, as rádios têm apostado na criação de conteúdos para as redes sociais, com o objectivo de partilharem os seus programas com um público mais alargado.
Neste contexto, o New York Public Radio desenvolveu um gerador de audiogramas, partilhando-o enquanto ferramenta de código aberto, que pode ser utilizada e modificada por outras estações de rádio.
Esta inovação, explicou o “Laboratorio de Periodismo”, permite que os gestores das redes sociais seleccionem um determinado trecho de programas radiofónicos ou “podcasts”, divulgando-o nas plataformas “online”.
Este trecho surge em formato de vídeo, com uma animação em forma de onda do “clipe”, indicando que os utilizadores poderão ouvir um trecho do áudio.
A versão desenvolvida pela New York Public Radio permite, ainda, que os jornalistas escolham entre diferentes planos de fundo, e que adicionem um título a cada animação.
Entretanto, a BBC adoptou esta ferramenta, modificando-a para que as equipas das redes sociais tenham maior liberdade criativa no “layout” da partilha de áudio.
Março 22
O operador público britânico acrescentou, ainda, uma versão do Kaldi, um mecanismo de conversão de fala em texto, que transcreve, automaticamente, os arquivos. Depois, através de um editor de texto, os jornalistas e os produtores podem rever as transcrições, antes de as adicionarem aos “posts” nas redes sociais.
Desta forma, a BBC tem conseguido melhorar a acessibilidade dos seus conteúdos áudio, atraindo maiores audiências.
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
“A acelerada multiplicação dos chamados influenciadores digitais reduz cada vez mais o espaço ocupado pelo jornalismo junto do público consumidor de notícias, principalmente entre os jovens...
Para ajudar a identificar estratégias de manipulação de informação, desinformação e notícias falsas, o site do Parlamento Europeu partilhou seis técnicas utilizadas na propagação de...
Num texto publicado na Columbia Journalism Review, Sacha Biazzo, jornalista e videógrafo, dá a conhecer as “réplicas” causadas pelo aumento do preço de papel de jornal canadiano, depois de...
A Impresa, proprietária da SIC e do jornal Expresso, fechou o último ano com um resultado líquido negativo de 66,2 milhões de euros, avançou o jornal Meios & Publicidade. Esta situação...
Os resultados da Media Capital, empresa detentora da TVI e CNN Portugal, traduziram-se em lucros de 9,3 milhões de euros em 2024, num aumento de 9 milhões de euros face a 2023. Os rendimentos...
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...