Noruegueses mais receptivos a pagar informação “online”
O confinamento impulsionou o consumo noticioso “online”, assim como a subscrição das versões digitais dos títulos.
Contudo, esta tendência não se verificou de forma homogénea, indica o Digital News Report 2020, da Reuters, que comparou o número de assinantes no Reino Unido, Estados Unidos e Noruega.
De acordo com o relatório, os noruegueses estão mais disponíveis para pagar as notícias que consomem na internet (42%). Nos Estados Unidos a taxa começa, igualmente, a ser significativa, com 20% dos cidadãos a subscreverem pelo menos um jornal digital.
No Reino Unido, por outro lado, os cidadãos ainda não aderiram à tendência, com apenas 5% a assinar a versão digital de um título.
Mas as diferenças não se ficam por aqui.
Nos EUA e no Reino Unido os jornais com maior número de subscritores são aqueles que pertencem a grandes marcas, como o “New York Times” ou o “Telegraph”, respectivamente.
Junho 20
O mesmo não acontece na Noruega, onde há uma maior predisposição para apoiar o jornalismo local e consumir notícias comunitárias “online”.
Da mesma forma, enquanto grande parte dos americanos e dos britânicos afirmou que nunca seria persuadido a pagar por informação digital, os noruegueses mostram-se mais abertos a essa possibilidade.
Há, contudo, factores em comum. Em qualquer um dos três países, verifica-se que a tendência para pagar por conteúdo “online” é mais habitual na geração acima dos 45 anos.
Além disso, 80% do total dos inquiridos afirmou que continuaria a pagar a sua subscrição por mais um ano.
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...
A directora executiva da BBC News, Deborah Turness, afirma que o alcance da empresa tem estado a “desafiar a gravidade” e que, por isso, a tecnologia deve ser usada para “apoiar e acelerar o...
O Relatório sobre a Liberdade de Imprensa na Europa 2024: Confronting Political Pressure, Disinformation and the Erosion of Media Independence, que promove a protecção do jornalismo e a segurança...
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, quatro medidas para a comunicação social. O Plano Nacional para a Literacia Mediática e o Plano Nacional para a Segurança dos Jornalistas foram...
O novo contrato de concessão da RTP, ao qual o +M/ECO teve acesso, “autoriza a administração da RTP a proceder ao lançamento e ao encerramento de serviços de programas televisivos e...
Os colaboradores do jornal Le Parisien cumpriram uma greve de 24 horas para manifestar a sua oposição ao plano de reorganização apresentado pela direcção do título em Fevereiro, que prevê uma...
Jornais regionais e nacionais do Reino Unido exibiram a mesma capa e destaque nos seus sites para apoiar a campanha “Make it Fair”, noticia a Associação Portuguesa de Imprensa. A iniciativa...
Mencionado no website da PressGazette, um inquérito realizado pela Association of Online Publishers (AOP) revelou as principais estratégias dos editores digitais do Reino Unido para este ano. ...
“É uma altura difícil para se ser um estudante de jornalismo”, começam por dizer Jacob Nelson e Nicole Cohen num artigo publicado pelo Nieman Lab. E acrescentam: “Aqueles que entram no...