Noruega substitui emissões em FM pela rádio digital
Esta medida, bastante radical, não é popular entre os noruegueses, conforme refere o jornal Público, já que obrigará muitos ouvintes a comprar um receptor se quiserem continuar a ouvir rádio.
Por outro lado, segundo a agência Reuters citada pelo mesmo jornal, um inquérito feito pelo matutino norueguês Dagbladet, no mês passado, indica que 66% dos noruegueses estão contra a medida, 17% estão a favor e os restantes estão indecisos. Os críticos argumentam que muitas pessoas não têm aparelhos que lhes permitam ouvir rádio digital e que uma das consequências será o facto de não conseguirem receber alertas de emergência.
Entre aqueles que ficarão privados de rádio, a não ser que comprem um receptor, estão os condutores e passageiros de cerca de dois milhões de carros, que não estão preparados para a nova forma de transmissão. O preço de um adaptador para automóveis ronda os 70 euros, mas pode ser substancialmente mais caro.
Recorde-se que a RDP foi pioneira na adaptação de parte da sua rede de emissores de FM ao DAB, projecto que ficou pelo caminho, não tendo o operador público prosseguido o investimento necessário à implementação da rádio digital.