Morreu o jornalista José Queirós fundador do “Público”
Morreu o jornalista José Queirós, que foi um dos fundadores e director-adjunto do Público, sendo mais tarde, durante três anos, o seu provedor do leitor. Natural do Porto, onde sempre viveu, começou como repórter estagiário do Primeiro de Janeiro, em 1977. Durante a década de 80 foi o responsável pela organização e expansão da delegação do Expresso na mesma cidade. Entre 2002 e 2008 trabalhou no Jornal de Notícias, de que foi chefe de redacção.
José Queirós deixou, da sua experiência como provedor do leitor, uma avaliação pessoal: "Agora farto-me de ler, sou sério candidato a leitor número um do Público, leio o jornal de ponta a ponta. Se já antes o fazia, quando por aqui andei e ajudei a criar este diário, continuei a fazê-lo por gosto."
"Tenho orgulho neste jornal e zango-me com ele quase todos os dias. Suponho que se chama a isto um afecto possessivo, que devo recalcar semana após semana, para ganhar a distância necessária na avaliação das críticas que me chegam."
Fevereiro 19
Na sua última crónica, de 24 de Fevereiro de 2012, José Queirós despedia-se com um agradecimento aos seus leitores e portadores de crítica:
Dirigia-se a um "leitor culto e exigente, que aprecia o rigor, a isenção e a profundidade das notícias, que valoriza a qualidade da informação e da opinião, que é pouco tolerante face a erros e falhas profissionais". A um leitor que "está preocupado com o futuro do jornal que escolheu".
"Obrigou-me a reflectir sobre um rol significativo de questões de natureza ética e deontológica, suscitadas por trabalhos publicados, e nem todas fáceis de apreciar, por envolverem com frequência escolhas dilemáticas entre valores em confronto" - afirmou.
Com mais de três décadas de trabalho realizado nos jornais, o próprio José Queirós declarava ser jornalista “mesmo antes da profissão”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...