O “Monde” passou a editar uma plataforma digital em inglês, que apresenta versões traduzidas de artigos partilhados, diariamente, no “site” do jornal.
Com esta iniciativa, o “Monde” espera oferecer uma visão francesa ao mundo anglófono e aumentar a visibilidade do trabalho desenvolvido pela sua redacção.
Conforme apontou este jornal, a ideia de criar uma versão inglesa já estava a ser avaliada há vários anos. Contudo, a administração do título decidiu dar prioridade à criação, em 2015, do “Monde Afrique”, focado nos principais acontecimentos de países africanos francófonos.
Ainda assim, durante os últimos sete anos, o “Monde” apostou na publicação esporádica de alguns artigos e conteúdos multiplataforma em inglês.
O ritmo da publicação deste tipo de oferta alterou-se no início deste ano, com Gilles Paris a iniciar a coluna diária “French Test”, explicando as campanhas presidenciais em língua inglesa.
Desde então, o “Monde” começou a planear o lançamento de uma nova plataforma, exclusivamente em inglês, que ficou disponível em 10 de Abril.
Para já, a equipa do “Monde em Inglês” é constituída por oito jornalistas: seis na redacção parisiense e dois em Los Angeles.
Nesta primeira fase, estes profissionais dedicar-se-ão a seleccionar artigos que considerem relevantes, e a controlar a qualidade das traduções realizadas por ferramentas de Inteligência Artificial. Ou seja, neste momento, o “Monde em Inglês” não tem conteúdos originais.Este projecto é, ainda, complementado por uma “newsletter” diária, onde são reunidos os principais temas da actualidade.
Abril 22
Através desta iniciativa, o “Monde” espera, ainda, impulsionar o seu nível de subscrições, e atingir um milhão de assinantes digitais até 2025.
“Com este investimento, queremos ampliar o nosso portfólio de assinantes digitais. Esperamos que a audiência internacional represente cerca de um quarto do número total de subscritores”, explicou Louis Dreyfus, Presidente do Conselho de Administração do “Monde” .
Neste momento, o “Monde” conta com mais de meio milhão de assinantes, um marco histórico conquistado em Dezembro de 2021.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...