Mercado espanhol de TV e imprensa em quebra na publicidade
O investimento publicitário em Espanha recuou 1,62% neste primeiro trimestre, em comparação com o período homólogo do ano passado.
Segundo dados agora divulgados, o investimento global em televisão desceu cerca de 4,7%, embora no tocante aos canais detidos pelos principais grupos privados, Mediaset e Atresmedia, que representam 86% da facturação em televisão, esta tenha registado uma quebra na ordem dos 6,2% e 5,1%, respectivamente.
Em contrapartida, cresceu de forma significativa, conforme revela ao site da APM – Asociacion de La Prensa de Madrid, o investimento em media digital e redes sociais, medindo-se a a importância reconhecida a estes suportes pelo crescimento de 9,92% de facturação.
Abril 18
Observou-se, também, que a tendência das revistas dominicais foi no sentido de perder publicidade.
Apesar do decréscimo confirmado no primeiro trimestre, o mesmo estudo prevê, contudo, que este ano acabe com um crescimento do investimento publicitário de 13,2%, graças aos media digitais e às redes sociais, em detrimento dos restantes media.
Os mais penalizados, segundo ainda a mesma previsão, serão a imprensa tradicional e as revistas de domingo.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
O estado norte-americano da Califórnia é o primeiro a chegar a acordo com uma gigante tecnológica para a criação de fundos de apoio ao jornalismo local, noticia o The Guardian. No total serão...
A imprensa não existe sem democracia, mas a democracia talvez já não precise da imprensa — tradicional, pelo menos. Este é o ponto de partida de uma recente reflexão de Carlos Castilho no...
À medida que os jornais procuram formas de cativar a atenção dos leitores, os jogos surgem como “receita” que parece resultar. Uma das maiores referências neste campo é o New York Times...
O Governo aprovou a criação de uma Estrutura de Missão para a Comunicação Social, noticiou o Eco. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros de 8 de Agosto e oficializada em Diário da...
Filipe Alves é o novo director do Diário de Notícias (DN) desde o início de Setembro, informa o Meios e Publicidade (M&P). O jornalista, que passou pela Lusa, Diário Económico, Sol e...
O canal TVI Ficção foi substituído pelo V+ TVI, um novo projecto televisivo da Media Capital, dirigido por Hugo Andrade, noticiou o Meios e Publicidade (M&P). O novo canal generalista, que...