Mercado espanhol de TV e imprensa em quebra na publicidade
O investimento publicitário em Espanha recuou 1,62% neste primeiro trimestre, em comparação com o período homólogo do ano passado.
Segundo dados agora divulgados, o investimento global em televisão desceu cerca de 4,7%, embora no tocante aos canais detidos pelos principais grupos privados, Mediaset e Atresmedia, que representam 86% da facturação em televisão, esta tenha registado uma quebra na ordem dos 6,2% e 5,1%, respectivamente.
Em contrapartida, cresceu de forma significativa, conforme revela ao site da APM – Asociacion de La Prensa de Madrid, o investimento em media digital e redes sociais, medindo-se a a importância reconhecida a estes suportes pelo crescimento de 9,92% de facturação.
Abril 18
Observou-se, também, que a tendência das revistas dominicais foi no sentido de perder publicidade.
Apesar do decréscimo confirmado no primeiro trimestre, o mesmo estudo prevê, contudo, que este ano acabe com um crescimento do investimento publicitário de 13,2%, graças aos media digitais e às redes sociais, em detrimento dos restantes media.
Os mais penalizados, segundo ainda a mesma previsão, serão a imprensa tradicional e as revistas de domingo.
Recentemente, uma pergunta tomou os debates entre jornalistas: “O jornalismo deve ou não tomar uma posição diante da previsível polarização ideológica nas eleições presidenciais de 2024...
A Associated Press definiu as suas orientações sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA): vai continuar a fazer experiências recorrendo a esta ferramenta, mas não vai utilizar a IA...
Cerca de 200 ex-alunos da Bolsa de Jornalistas do Reuters Institute marcaram presenta em Oxford, no início de setembro, para celebrar os 40 anos do programa e debater temas como Inteligência...
Jornalistas independentes russos denunciaram o ambiente de insegurança que sentem, temendo a “onda de envenenamentos” que se tem verificado na Rússia. Galina Timchenko, cofundadora e...
Uma “coligação” de filantropos anunciou que pretende alocar mais de 500 milhões de dólares, nos próximos cinco anos, a uma nova iniciativa denominada “Press Forward”,...
Um tribunal de Myanmar condenou um fotojornalista a 20 anos de prisão com trabalhos forçados. A condenação deve-se ao facto de o jornalista ter realizado a cobertura do rasto de devastação...
No início de setembro, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) afirmou que o Ringier Sports Media Group – grupo suíço que comprou o Jornal A Bola, Bola TV, Bola on-line e Autofoco...
A realidade actual “coloca os jornalistas diante de uma série de desafios imediatos, criados pelo frenético avanço das inovações tecnológicas e do ímpeto dos investidores interessados em...
Bryan Goldberg, fundador e CEO da editora americana Bustle BDG, foi forçado a fechar o Gawker, a marca sarcástica de notícias online sobre celebridades, que foi pioneira em associar notícias com...