Mercado espanhol de TV e imprensa em quebra na publicidade
O investimento publicitário em Espanha recuou 1,62% neste primeiro trimestre, em comparação com o período homólogo do ano passado.
Segundo dados agora divulgados, o investimento global em televisão desceu cerca de 4,7%, embora no tocante aos canais detidos pelos principais grupos privados, Mediaset e Atresmedia, que representam 86% da facturação em televisão, esta tenha registado uma quebra na ordem dos 6,2% e 5,1%, respectivamente.
Em contrapartida, cresceu de forma significativa, conforme revela ao site da APM – Asociacion de La Prensa de Madrid, o investimento em media digital e redes sociais, medindo-se a a importância reconhecida a estes suportes pelo crescimento de 9,92% de facturação.
Abril 18
Observou-se, também, que a tendência das revistas dominicais foi no sentido de perder publicidade.
Apesar do decréscimo confirmado no primeiro trimestre, o mesmo estudo prevê, contudo, que este ano acabe com um crescimento do investimento publicitário de 13,2%, graças aos media digitais e às redes sociais, em detrimento dos restantes media.
Os mais penalizados, segundo ainda a mesma previsão, serão a imprensa tradicional e as revistas de domingo.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...