Mercado de Imprensa floresce em França
“Não é por não gostarem da Imprensa que os jovens não lêem jornais - explica Claire Léost, directora-geral do universo de actualidade e grande público da Lagardère - mas sim porque lhes falta um magazine consagrado aos seus próprios centros de interesse.”
Como se conta no texto de Les Clés de la Presse, que aqui citamos:
“Antigamente, os magazines para os adolescentes construiam o seu sucesso com as estrelas da televisão ou da canção. Hoje, os ídolos dos estudantes que se alimentam nas redes sociais são os youtubers, os influencers e outras estrelas das mesmas redes. Foi partindo desta constatação que as equipas do grupo Lagardère imaginaram WeBuzz, como no passado souberam fazer com Salut les copains, com OK ou Podium.” (...)
Depois desta primeira tiragem, a circulação deverá descer até aos 80 mil exemplares, dos quais somente 20 a 30 mil vendidos à unidade, ao preço de 3,95 euros.
“O modelo aposta sobretudo na assinatura, porque os jovens têm o hábito de comprar música ou de se tornarem assinantes nas cadeias do YouTube” - nota ainda Claire Léost.
Dirigido a uma geração “ultra-conectada”, que passa o tempo todo na Internet, WeBuzz não será um equívoco?
“É o discurso que estamos sempre a ouvir, uma revista em papel destinada a este público não vai funcionar, porque eles estão sempre nos seus smartphones - comenta Claire Léost - mas são os próprios jovens a responder que estão mais tempo na escola e que, em casa, os pais chegam a um ponto em que lhes cortam a rede. A nossa revista propõe ser um prolongamento.” (...)
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Outra novidade em França, ainda durante o mês de Fevereiro, é que a revista digital Miam Miam Miam vai passar a sair em edição impressa. Véronique Gillardeau, especialista da cultura de ostras da casa com o seu nome, será a directora de publicação e explica que esta mudança é sobretudo motivada pelo prazer:
“Um magazine muito belo, temos vontade de o guardar, de o folhear. Principalmente os de culinária. Gosto muito deste tipo de objectos. Tenho vontade de os mostrar a toda a gente.”
Com uma tiragem de 10 mil exemplares, o primeiro número impresso será distribuído gratuitamente em grandes restaurantes como Tour d’Argent, Augustin, Guy Savoy.
Mais informação em Les Clés de la Presse e em 20minutes