A crise dos “media” está a normalizar a fusão de publicações, que, até então, actuavam enquanto rivais.Só este ano, as revistas de cinema “Hollywood Reporter” e “Variety” passaram a ser controladas pela mesma empresa e, mais recentemente, o Buzzfeed adquiriu um outro “site” de conteúdos virais, o “HuffPost”.De acordo com um artigo de Jon Allsop, publicado no “Columbia Journalism Review”, esta operação tem algumas desvantagens, que são “equilibradas” por boas perspectivas futuras.Por um lado, o “HuffPost” continuará no mercado. Por outro, este tipo de operações costuma resultar em despedimento de diversos colaboradores, a pretexto de criar “sinergia”.O director do Buzzfeed, Jonah Peretti, garantiu que não haverá mais rescisões no interior da empresa. Mas, até agora, ainda não se manifestou quanto aos seus planos para os colaboradores do “HuffPost”.
Novembro 20
Além disso, os administradores das publicações garantiram a independência de ambas, embora admitam a partilha de alguns conteúdos e de acordos publicitários.
Para alguns especialistas, como Sarah Fisher, que colabora com o “site” Axios, isto será prejudicial para a pluralidade da indústria, promovendo a repetição e a redundância.
Contudo -- sublinhou o autor -- perante as limitações do actual panorama dos media digitais, este caminho a seguir que justificaria a medida.
Isto porque o negócio tem o potencial de gerar mais receitas, que podem, posteriormente, ser reinvestidas em jornalismo de qualidade.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...