Algumas publicações norte-americanas estão a rejeitar acordos com a Google News Showcase, por temerem nunca vir a receber uma compensação financeira justa, de acordo com uma investigação da “Press Gazette”.
De acordo com a “Press Gazette”, apesar de o serviço Google News Showcase já estar disponível em 14 países, a empresa tecnológica está a ter dificuldades em introduzi-lo nos Estados Unidos.
Conforme indicou a mesma fonte, isto deve-se, sobretudo, aos pagamentos oferecidos pelo serviço agregador de notícias.
Além disso, algumas publicações noticiosas dizem-se preocupadas com a credibilidade da Google News Showcase, e temem não receber destaque suficiente no “feed” de notícias daquela plataforma.
Outras empresas acreditam, ainda, que estes acordos serão inúteis, uma vez que o Congresso norte-americano está a trabalhar para a introdução de uma nova lei, que permitirá a realização de negociações conjuntas.
Por outro lado, a Google defende que esta plataforma “apoia o jornalismo” e “oferece pagamentos justos”.
“Desde o lançamento da News Showcase, conseguimos introduzir este serviço em 14 países”, afirmou um porta-voz da Google. “O ‘feedback’ que recebemos dos nossos parceiros tem sido, maioritariamente positivo; estes títulos consideram, aliás, que a nossa aliança os ajudou a melhorar a sua relação com os leitores”.
Dezembro 21
Ainda assim, revela a investigação da “Press Gazette”, a maioria das empresas de “media” nos EUA não tem qualquer intenção de estabelecer acordos com a Google, apesar de esta tecnológica ter vindo, nos últimos anos, a apostar em iniciativas de apoio ao jornalismo.
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