“Media” espanhóis querem reforçar editorias de saúde e ciência
Os jornalistas e empresários de “media” espanhóis reconheceram, no primeiro dia do ciclo de debates organizado pela Federação de Associações de Jornalistas de Espanha (FAPE), que uma das grandes lições da pandemia é a necessidade de reforçar as editorias de saúde e ciência.
Este evento -- intitulado “ Jornalismo na pandemia: o que aprendemos” -- contou com a participação de vários profissionais dos “media” espanhóis, incluindo Casimiro García Abadillo , director do “El Independiente” ; Fernando Garea , director do “El Periódico de España” ; Graziella Almendral , presidente da Associação Nacional de Jornalistas de Saúde (ANIS), e Helena Resano , apresentadora do La Sexta Noticias.
Todos estes profissionais reconheceram a necessidade de melhorar a relação dos “media” em Espanha com especialistas em saúde, de forma a oferecer informação de qualidade aos cidadãos.
Fernando Garea recordou, neste sentido, que, durante o confinamento, a imprensa teve dificuldades em estabelecer contacto com investigadores na área das ciências.
Já Graziella Almendral destacou que tem sido muito difícil encontrar reportagens de qualidade em tempos de pandemia, devido à escassez de especialistas. “ Temos lutado para ter jornalistas de ‘ciência-saúde’ desde sempre e não tivemos sucesso. Gostaríamos de dizer que esta crise mudou isso, que fez com que nos ouvissem, mas não sei se é esse o caso ”.
Outubro 21
Almendral recordou, ainda, que a maioria dos jornalistas tem poucos conhecimentos a nível de saúde, o que os leva a tomar todas as informações como verdadeiras, em vez de tentarem cruzar factos e refutar argumentos.
Outra das dificuldades apontada pelos participantes foi a ausência de um protocolo de trabalho durante o período de confinamento, o que dificultou o combate às notícias falsas e às “teorias da conspiração”, mas melhorou a relação de proximidade com o público.
“Não sabíamos o que fazer”, disse Casimiro García Abadillo. “ Vimos como a desinformação e as notícias falsas aumentaram. Aprendemos muito com essa cobertura da pandemia, porque conseguimos aproximar-nos dos leitores. Isso é o mais importante para mim ”.
Os palestrantes recordaram, neste sentido, que a cobertura mediática da pandemia se fez acompanhar de aspectos positivos, tais como o aumento do número de subscritores digitais.
Por fim, os participantes concluíram que, apesar das dificuldades, os “media” espanhóis conseguiram desempenhar as suas funções de forma eficiente.
“O papel dos jornalistas tem ajudado a diminuir o negacionismo e a impulsionar o nível de vacinação”, rematou García-Abadillo.
O tribunal de Paris ordenou o bloqueio do site News.DayFr, acusado de plagiar artigos de cerca de 40 meios de comunicação franceses e de os reproduzir com o auxílio de inteligência artificial...
O Reuters Institute apresenta num artigo a ideia de que a confiança nas notícias continua em declínio. De acordo com o Digital News Report mais recente, apenas 40% das pessoas inquiridas em 47...
Carlos Castilho, no seu mais recente artigo para o Observatório de Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, analisa o uso crescente do “grotesco em matéria de manipulação de informações com fins...
Na terceira edição da cimeira Sir Harry Summit, em Londres, os directores executivos da CNN, BBC News e The Economist reuniram-se para debater a forma como os meios de comunicação tradicionais...
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) publicou o estudo “Crianças e Jovens nos Media em 2023 e 2024”, que analisa a intervenção do regulador sobre a protecção de menores...
Após a detenção de duas jornalistas do jornal online All About Macau, o Gabinete de Comunicação Social do Governo de Macau justificou à Agência Lusa a exclusão da imprensa online e de...
O jornalista José Rodrigues dos Santos, um dos mais conhecidos pivots da informação televisiva, foi excluído da noite eleitoral da RTP, sendo substituído pelos jornalistas Carlos Daniel, Ana...
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...