“Media” dinamarqueses exigem contrapartidas à Google e Facebook
Os principais “media” dinamarqueses vão unir-se para negociar, em conjunto, os seus direitos de autor com empresas tecnológicas como a Google e o Facebook, noticiou a agência Lusa, citada pela “Meios e Publicidade”.
De acordo com a Lusa, cerca de 30 Grupos, incluindo as televisões públicas DR e TV2, bem como a agência de notícias Ritzau , criaram uma organização para representar os diversos “media”.
“A nossa principal exigência é que os gigantes tecnológicos paguem uma parte justa pelos conteúdos de informação criados pelos ‘media’ dinamarqueses que utilizam e com os quais lucram”, apontou Stig Ørskov, director-geral do JP-Politikens Hus, o principal Grupo dinamarquês de imprensa escrita, citado pela Lusa.
De acordo com o mesmo responsável, o objectivo da organização é alcançar “maior força negocial”.
A Google respondeu, entretanto, e disse“respeitar” a posição dos media dinamarqueses. “Respeitaremos a forma como os editores dinamarqueses escolheram negociar e já propusemos começar as negociações com o objectivo de atingir acordos justos e razoáveis, em linha com a lei”, afirmou fonte oficial da Google.
Junho 21
A iniciativa dos “media” dinamarqueses surge, recorde-se, meses depois de a Austrália, a Itália, o Canadá e a França terem exigido que as gigantes tecnológicas pagassem pelos conteúdos noticiosos que agregam nas respectivas plataformas.
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