Media Capital reduz prejuízos mas mantém-se no “vermelho”
Tal como na área de televisão, o segmento de produção audiovisual registou uma evolução negativa das receitas. Os rendimentos operacionais desta área de negócio rondaram os 28 milhões de euros em 2020, o que representa um recuo de 15% face às receitas de 33,1 milhões de euros alcançadas no período homólogo em 2019. Do lado dos gastos operacionais verificou-se uma diminuição de 17%, passando dos 37,2 milhões de euros para os 30,8 milhões.
No segmento de rádio, que continua a ser o terceiro na linha de receitas da Media Capital, a quebra nos rendimentos operacionais chegou aos 33%, passando dos 24,5 milhões de euros alcançados em 2019 para os 16,3 milhões de euros em 2020. Nesta área de negócio, as receitas publicitárias sofreram uma queda de 28%.
Já o item Outros Rendimentos recuou 64%, passando de perto de 3,6 milhões de euros para 1,3 milhões de euros, situação que “reflecte a menor actividade de eventos e de produção de ‘spots’ e, adicionalmente, o efeito extraordinário da alienação de activos tangíveis que teve um impacto de cerca de um milhão de euros em 2019”.
Encerradas as contas de 2020, a dívida líquida da Media Capital situava-se, em Dezembro, nos 80,1 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 8,4 milhões de euros em comparação com a dívida reportada no final de 2019, na ordem dos 88,5 milhões de euros.
Os números apresentados -- ressalvou a Media Capital no comunicado enviado à CMVM --, correspondem a “informação financeira preliminar”, não podendo “ser considerada informação definitiva e final porquanto não foi a mesma aprovada pelos competentes órgãos sociais da sociedade, nem se encontram concluídos os trabalhos de auditoria pelos auditores da sociedade”.