Os líderes

 

O Facebook lidera com 91%  de utilizadores, seguindo-se o WhatsApp (89%), YouTube (71%) e o Twitter (50%). O Instagram, que subiu este ano 11 pontos percentuais em relação a 2016, tem 45% da quota de utilizadores.

No que diz respeito ao tempo de utilização, é o WhatsApp que lidera, com uma utilização de mais de 5 horas por dia. Segue-se o Spotify (3 horas e 49 minutos), o Facebook (3 horas e 20 minutos), embora se destaque, também, as 4 horas do de Twitch, uma plataforma que emite videojogos em directo. Já o YouTube desceu 13 minutos em relação ao ano anterior (ficando-se pelas 3 horas e um minuto) e o Instagram subiu para as 2 horas e 48 minutos.

 

O que procuram os utilizadores?

Cerca de 67% dos utilizadores usa as redes sociais para chat e para enviar ou receber mensagens.Cerca de 59% usa-as para ouvir e ver vídeos.

Actualmente, as redes sociais são um suporte publicitário imprescindível para as marcas, seja qual for o formato da publicidade; verifica-se que 83% dos utilizadores segue uma marca, dos quais 25% valorizam o facto de essa marca ter perfil nas redes sociais.

Para 52% dos utilizadores  a publicidade e as mensagens que veem nas redes sociais só os influenciam na hora de fazer uma compra. Mas, 39% considera-se maçado e só 26% a vê como algo positivo.

 

Como acedem às redes sociais?


Como era de esperar, o móvel é o principal dispositivo de acesso. Neste destacam-se as aplicações WhatsApp, Facebook, YouTube e Instagram. Quer o WhatsApp quer o Facebook trabalharam muito para conseguir que o público mudasse do computador para o móvel e essa mudança representa um factor de grande satisfação para estas duas redes sociais.

As redes sociais têm o seu próprio prime time: entre as 20h30 e as 00h30 concentra-se o maior número dos utilizadores, o que reforça a teoria de que as pessoas veêm televisão ao mesmo tempo que navegam nas redes sociais.