Lusa faz 30 anos e lança site multimédia
O programa da referida conferência começa com Teresa Marques, Presidente do Conselho de Administração da Lusa, e Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, seguindo-se as intervenções de Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, Teodora Cardoso, Presidente do Conselho de Finanças Públicas, sobre o tema “Pensar o crescimento económico no quadro europeu”. As duas palestras serão comentadas por Eduardo Catroga, economista, Maria João Rodrigues, Deputada no Parlamento Europeu, e Mariana Mortágua, Deputada na Assembleia da República.
A sessão da tarde será aberta por Pedro Camacho, Director de Informação da Lusa, seguindo-se uma intervenção de Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, sobre “Estado Democrático: mais legitimidade, mais participação”. Serão comentadores da mesma António Vitorino, ex-Comissário Europeu, Rita Rato, Deputada na Assembleia da República, e Paulo Rangel, Deputado no Parlamento Europeu.
A conferência será encerrada com uma intervenção pelo Primeiro-Ministro, António Costa, a partir das 18 horas.
Ao longo dos próximos meses, o novo site da Lusa divulgará peças jornalísticas, em formato multimédia e interactivo, bem como notícias de factos marcantes da vida de cada um dos concelhos de Portugal e de cada um dos países de língua oficial portuguesa, nos últimos 30 anos.
A 28 de novembro de 1986 foi aprovada, em Conselho de Ministros, a resolução que formalizava a criação da Agência Lusa de Informação. Às 00:00 do dia 01 de janeiro de 1987, a Lusa, fundada pelo Estado e pela extinta agência noticiosa NP -- Notícias de Portugal, iniciou o serviço noticioso que mantém até hoje.
Mais informação no site da Lusa