Segundo um artigo publicado na Columbia Journalism Review, o Los Angeles Times tem atravessado uma crise de identidade e vocação. O seu administrador Austin Beutner foi afastado em Setembro, porque “a sua visão centrada na Califórnia colidia com o modelo nacional da empresa proprietária, a Tribune Publishing”, que acaba de anunciar esta estratégia de “acrescentar novos conteúdos internacionais de entretenimento por cima da cobertura habitual do LA Times”.

 

“Nós queremos cobrir o entretenimento e lifestyle em todas as capitais mundiais dos media  -  o que se passa na moda, restaurantes, cinema e teatro, e ver de que modo se comparam entre si”, declarou Michael Ferro, que se tornou em Fevereiro o maior accionista e presidente da Tribune.

 

As novas delegações anunciadas vão ser em Hong Kong, Lagos, Cidade do México, Moscovo, Bombaim, Rio de Janeiro e Seoul.

 

Mas há muitas coisas ainda mal definidas, nomeadamente a questão fundamental de saber se o projecto é economicamente sustentável. O estudo citado diz ainda:

 

“A Tribune está agora a tentar reforçar a estratégia criando uma ‘comunidade de interesse’ internacional em torno de notícias de entretenimento. Los Angeles é a mais lógica de todas as capitais para esta constelação global de conteúdos de cultura pop. Mas é difícil ver como se podem transformar estas novas audiências em consumidores que paguem, e a Tribune ainda não definiu, esta semana, o caminho como chegar lá.”

 

 

Mais informação no artigo da Columbia Journalism Review