L’Obs protege edição em papel mas acelera no digital
Em França, apesar da quebra a circulação de muitos jornais, há títulos que continuam a apostar na formato em papel. É o caso do “Nouvel Observateur” (L’obs) que mantém a sua presença nos quiosques e que continua a procurar novos pontos de venda, enquanto a sua versão “online” ganhe cada vez mais preponderância.
Os leitores do “L’Obs” parecem manter-se fiéis ao jornal, visto que, em período de confinamento, a sua circulação diminuiu, apenas, 5%. Ainda assim, o semanário apostou numa nova estratégia de mercado, oferecendo assinaturas digitais, por três meses.
Além dos conteúdos noticiosos, o “L’Obs” está, agora, focado na produção de produtos adaptados ao confinamento, como concertos ao vivo com artistas reconhecidos, conferências, e partilha de histórias daqueles que estão em isolamento.
Até porque, embora a distribuição continue a ser assegurada, as receitas publicitárias caíram 70%, e as assinaturas estão a tornar-se, particularmente, importantes.
Abril 20
De acordo com a directora do título, Dominique Nora, a maioria dos jornalistas está, agora, a trabalhar a partir de casa, redobrando os esforços para produzir conteúdo de qualidade e de confiança. Os profissionais que trabalham no terreno fazem-no de forma voluntária.
Nora destaca, ainda, que os esforços dos jornalistas conduziram ao crescimento, exponencial, da audiência “online” do jornal.
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