No interior, o leitor vai encontrar os dois cadernos a que estava habituado. Mas o caderno destacável da edição local passa a ficar no centro do jornal. Quanto à paginação, passa a haver mais atenção à fotografia, com artigos mais curtos. 

“Fizémos uma sondagem junto dos leitores e também isto fazia parte dos seus pedidos”  - afirma Christophe Mahieu. “Éramos um jornal com um tratamento longo, [agora] vamos continuar a desenvolver os temas de fundo de uma forma mais concisa.” 

A mudança de formato traz consigo a mutualização da impressão dos títulos do grupo Ebra. As rotativas, já com 39 anos de idade (e os seus 59 trabalhadores), pararam. Segundo Les Clés de la Presse, que aqui citamos, Le Républicain Lorrain passa a ser impresso na tipografia de L’Est Républicain, em Houdemont, perto de Nancy. 

“Com este projecto ao mesmo tempo económico e editorial, a direcção espera travar a baixa da difusão paga do jornal, na França, que desceu  - segundo a ACPM [a entidade francesa de controlo de tiragem] – para os 97.833 exemplares por dia em 2017, contra os 113.907 em 2013.” 

 

Mais informação em Les Clés de la Presse e no próprio RL