O “LA Times” tem um novo “podcast” noticioso que espera alcançar a mesma popularidade do “The Daily”, o projecto áudio no “New York Times”, que conta com mais de 4 milhões de “downloads” diários.
Apesar de o “The Daily” ser pioneiro no âmbito do “podcasts” noticiosos, o “LA Times” considera que tem outras valências a oferecer, ao dar maior visibilidade a assuntos da parte Oeste dos Estados Unidos.
“O ‘The Daily’ vai contar melhor certas histórias, com base naquilo que é o ‘New York Times”, disse Gustavo Arellano, apresentador do “podcast” do “LA Times”, em entrevista para o “Nieman Lab”. “Mas nós temos a vantagem de sermos ágeis. Temos um novo projecto, e estamos sedentos”.
Os episódios do “podcast” do “LA Times” têm cerca de 25 minutos, dedicados a uma análise profunda de temas seleccionados diariamente. Depois da introdução, Arellano dedica-se a explicar um único assunto, apoiado pelas reportagens de outros jornalistas do título. O principal foco são as temáticas importantes para os cidadãos “a oeste do Mississippi”.
Uma vez por semana, o programa é apresentado por um colaborador convidado, que fica responsável por partilhar um “documentário áudio”.
Julho 21
“Esta é uma experiência para o ‘LA Times”, disse Arellano. “O meu objectivo é que todos os repórteres do jornal passem pelo ‘podcast’”.
Além disso, todos os meses, o “podcast” conta com um episódio especial, que reflecte sobre os fenómenos naturais nos Estados Unidos, incluindo terremotos, incêndios florestais, erosão da linha marítima, entre outros.
De acordo com Shani Hilton, editora-executiva de informação do “LA Times”, o objectivo é que as ofertas do jornal se tornem indispensáveis para os leitores, o que passa por uma abordagem de temáticas polémicas e de alguns assuntos com menor valor informativo.
“Queremos ser essenciais para a vida das pessoas”, afirmou. “Isso passa pelo sentido de humor”.
O “podcast” noticioso do “LA Times” encontra-se, agora, no “Top 20” dos programas áudio mais populares nos Estados Unidos.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...