Jornalistas latino-americanos criam revista colectiva global

No respectivo site é explicado que o Conselho Editorial, pediu aos editores um plano para servir como carta de apresentação da revista. Desta forma nasceu um manifesto, no qual explicam quais são os objectivos, dos quais se destacam:
O que é a ‘Late’?
-Uma revista que pretende retirar a narrativa e o monopólio da opinião de mercado. Que não quer impor uma narrativa única.
-Um contador e multiplicador de histórias “porque o mercado nos tem retirado a palavra".
-Um simulacro. Um palpitar essencial, porque há histórias que “estão prontas a serem contadas”.
-Um conversor de "lixo editorial" num colibri talhado em jade. Um criador de uma carta gourmet, que apresenta um menu de baixo valor nutritivo, num hotel de 5 estrelas.
-Os órfãos dos donos editorias e os desterrados das redacções, por necessidade..
O que não é a ‘Late’?
-Um meio que pretenda impor uma narrativa única da realidade.
-A voz de ninguém.
-Os herdeiros de García Márquez ;
-Parte de uma máquina multinacional de informação vazia e inútil, sujeia à ditadura do clic e à futilidade das estatísticas. Não fazemos jornalismo para ter em troca um centavo ou um like.
-Reféns de dinastias jornalísticas que sugerem adoptar uma posição politica particular.
-Porta-vozes de um poder fictício, que viaja em contramão do bem comum;
-Um meio de enriquecimento, sem enriquecer ninguém.
A revista inclui as secções Água, Ar, Fogo e Terra e um Quinto Elemento, que é composto por trabalhos de investigação que serão realizados em conjunto. A sua principal ferramenta é o texto, mas sendo digital, utilizará podcasts, vídeos, reportagens audiovisuais ou tecnologia cinematográfica.
O facto de não ter uma sede fisica, permite não estar em nenhum país, mas estar em todos. O contacto realiza-se através de videoconferência com a ambição de conseguir num ano, pelo menos, um colaborador em cada país latino-americano.
Quanto ao financiamento, pretendem criar quatro ou cinco formas distintas para obter receitas. Entre estas, está a Loja Late , e a Escola Late, que oferecerá um primeiro atelier online gratuito, mas a ideia, no futuro, é que esse conteúdo passe a ser pago.
”É um meio que quer ser rentável, não para um proprietário, mas para uma rede de profissionais,” afirmam os fundadores da revista.